26/10/2010 - 00h40

Sem mediação, debate vira cenário para gravação de programa eleitoral

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
Em São Paulo

Por exigência das assessorias de Dilma e Serra, o penúltimo debate antes da eleição presidencial, na Rede Record, não contou com questionamentos de jornalistas. Apenas os candidatos fizeram perguntas. Como se viu, é o pior dos mundos. Sem diálogo, nem contraditório, o encontro tornou-se um espaço para monólogos claramente destinados a aparecer na propaganda eleitoral nos próximos dias.


Um candidato pergunta sobre um assunto, o outro responde sobre o que bem quer. O que já havia ocorrido em outros encontros, tornou-se regra neste debate. Quem assiste tem a impressão que está vendo um diálogo de surdos. Na verdade, é uma estratégia.

Sai-se melhor nesta situação o candidato que se expressar de forma mais clara sobre o assunto que escolheu para falar. Na propaganda eleitoral, o espectador não vai perceber que a resposta de Serra sobre Erenice Guerra ocorreu em resposta a uma questão sobre banda larga, nem que Dilma está falando sobre Paulo Preto em resposta a uma pergunta sobre a Petrobras.

Mais nervosa, Dilma saiu-se pior na tarefa de produzir boas tiradas para o seu programa. Serra estava mais tranquilo, aparentemente, e chegou a ser irônico em algumas situações.O tucano não gaguejou nem cometeu deslizes verbais como a petista.

No modelo de debate sem participação de jornalistas, o papel do mediador se limita a informar o tempo que cada candidato dispõe para responder e replicar. Um papel tão pouco importante que Celso Freitas chegou a deixar o seu púlpito enquanto Dilma respondia para tentar resolver um problema técnico e ninguém notou.

Seria interessante que a lição desta série de debates de 2010 servisse de reflexão para as próximas eleições. Debate, propriamente, quase não houve. Ao espectador, pelo menos, tiveram pouca serventia.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host