25/10/2010 - 14h55

Dilma inclui liberdade religiosa em novas diretrizes para eventual governo

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) deixou para a última semana da campanha eleitoral a oficialização do que chamou de “compromissos programáticos”, contendo as principais diretrizes de seu programa de governo. Em propostas genéricas, a petista elimina pontos polêmicos anunciados no primeiro turno e não engloba sugestões da ex-adversária Marina Silva (PV).

Diferentemente do primeiro documento enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contendo propostas como controle de mídia, taxação de grandes fortunas e revogação do dispositivo que torna indisponível para reforma agrária qualquer propriedade invadida, o atual, em seu primeiro item, defende a “garantia irrestrita da liberdade de imprensa e expressão da liberdade religiosa”. O documento já havia sido substituído no TSE pela coligação. 

Intitulado “Os 13 compromissos programáticos de Dilma Rousseff para debate na sociedade brasileira”, o documento foi oficializado nesta segunda-feira (25) durante almoço com lideranças do PT e da base aliada na capital paulista, entre eles Marco Aurélio Garcia, coordenador do programa e assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Michel Temer (PMDB), vice na chapa da petista, José Eduardo Dutra, presidente do PT, o deputado José Eduardo Cardozo (PT), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomano (PP), ambos derrotados no primeiro turno na disputa pelo governo de São Paulo, e Netinho, candidato derrotado ao Senado pelo PC do B. O encontro, que durou cerca de duas horas, não pôde ser acompanhado pelos jornalistas. 

Ao fim, Dilma concedeu rápida entrevista coletiva, na qual afirmou que não se trata de metas, mas de diretrizes apresentadas aos partidos da base. “A seis dias da eleição, acredito que uma das questões mais importantes dessa reta final é a gente manter esse nível de apresentar propostas e deixar claro o que importa nessa campanha”, afirmou.

“Esses 13 compromissos são a construção da nossa governabilidade, porque refletem uma força política dos aliados, mais de 50 senadores e mais de 350 deputados.” 

Dilma também disse que as diretrizes não englobam propostas apresentadas pelo Partido Verde aos presidenciáveis no segundo turno e não traz novidades em relação à política econômica.

“É uma síntese do que nós pretendemos para o Brasil e nós não estamos discutindo nem o que foi apresentado pela Marina e nem só política econômica”, disse. 

Questionada se a reunião com aliados tinha o objetivo de agradar os partidos da base, que não tiveram muita participação na elaboração do programa apresentado no primeiro turno, a petista negou.

“Todos os partidos sempre participaram, discutindo metas programáticas. Se não tiver muita discussão, muito processo de debate, [o projeto] não sai”, afirmou.

Veja os 13 compromissos oficializados por Dilma

expandir e fortalecer a democracia política, econômica e socialmente, (...) com garantia irrestrita da liberdade de imprensa e de expressão e da liberdade religiosa
2 – crescer mais com expansão do emprego e da renda, equilibro macroeconômico sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais
3 – dar seguimento ao projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil
4 – defender o Meio Ambiente e garantir desenvolvimento sustentável
5 – erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades
6 – o governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores
7 – garantir educação para a igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento
8 – transformar o Brasil em potência científica e tecnológica
9 – universalizar a saúde, garantir a qualidade do atendimento do SUS
10 – prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros
11 – valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação
12 – garantir a segurança e combater o crime organizado
13 – defender a soberania nacional

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host