21/10/2010 - 21h25

Na TV, Dilma critica "simulação" e "teatro" de Serra; tucano exibe José Dirceu

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A propaganda da presidenciável Dilma Rousseff (PT) exibida no horário eleitoral da noite desta quinta-feira (21) qualificou de "simulação" e "teatro" o incidente envolvendo seu rival, José Serra (PSDB), nesta quarta (20), quando foi atingido por um objeto - parecido com uma "bolinha" de papel - na cabeça durante caminhada realizada no Rio de Janeiro e que terminou em tumulto entre militantes tucanos e petistas.

Depois de dizer que o PT "é contra a violência, mas também contra a manipulação", a narração da propaganda afirmou que Serra se aproveitou da confusão para "simular uma agressão que não aconteceu". "Esse teatro todo definitivamente não combina com um candidato à Presidência", completou a narração.

Após o incidente de quarta, o ex-governador de São Paulo cancelou sua agenda no Rio de Janeiro e fez exames com um de seus médicos de confiança, Jacob Kligerman, secretário da Saúde na gestão do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM). O médico recomendou repouso ao tucano por 24 horas.

Segundo a assessoria tucana, Serra foi atingido duas vezes, pela bola de papel e, num outro momento, por um outro objeto mais pesado. O Jornal Nacional exibiu nesta noite uma reportagem corroborando a versão da campanha do PSDB.

Além disso, o programa petista exibiu uma manchete de jornal com uma crítica de Serra ao Bolsa Família, e mostrou um depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva falando em "garantir que o pré-sal" não seja privatizado. "A gente já viu essa história antes", disse.

"É inaceitável", disse uma narradora da peça tucana, em referência ao incidente envolvendo Serra no Rio Janeiro. A afirmação já havia sido feita no programa exibido pelo tucano na desta desta quinta.

No entanto, a peça ganhou um ingrediente novo: a exibição de uma declaração de José Dirceu. "Porque eles têm que apanhar na rua e nas urnas", disse o ex-presidente do PT, em data e local não especificados.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host