21/10/2010 - 20h20

Gabeira diz que não viu objeto acertar Serra, mas conta que aliado ficou "grogue"

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Aliado do presidenciável José Serra (PSDB), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) estava ao lado do tucano na quarta-feira (21) durante uma caminhada pelo bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Ao UOL Eleições, ele disse não ter visto nenhum objeto acertar a cabeça do amigo em meio a um tumulto com militantes petistas, mas viu Serra sentindo dores por conta do incidente.

Um vídeo do SBT mostra um objeto aparentemente leve acertando a cabeça de Serra, chamado pelo jornalista de “bola de papel”. A assessoria de imprensa do tucano nega que esse objeto, captado pelas imagens, seja o que tenha ferido o presidenciável, que visitou um médico e fez tomografia computadorizada para avaliar efeitos.

Gabeira também diz que se tratam de momentos distintos, um no início e outro no meio da caminhada. Questionado sobre se viu o objeto que atingiu Serra, ele respondeu: “não”. “Me preocupei com a cabeça dele”, afirmou. A assessoria de imprensa do presidenciável não informou o que atingiu o tucano no incidente.

“Eu estava ao lado dele e vi que ele colocou a mão na cabeça na hora, sentiu dor. Disse que estava tonto. Os seguranças notaram que ele estava grogue e o protegeram para que entrasse na van. Aparentemente estava um pouco inchado no local, mas não tenho condições de avaliar”, afirmou Gabeira. De acordo com o deputado, o incidente durou cerca de cinco segundos.

O deputado disse que não acompanhou Serra até o médico. O tucano foi atendido por Jacob Kligerman, ex-secretário da Saúde de outro aliado do presidenciável, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM). “Era o médico da preferência dele”, disse Gabeira.

A segurança fez seu papel em proteger Serra, diz Gabeira, e ao longo do percurso “os únicos que furavam a corrente de proteção eram cabos de bandeiras”.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host