20/10/2010 - 21h38

Serra liga Dilma a "escândalo na Eletrobras"; petista questiona discurso tucano

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, exibiu no horário eleitoral da noite desta quarta-feira (20) uma reportagem da Revista Época que cita sua rival, a petista Dilma Rousseff, e um "homem de confiança" dela em uma fraude na Europa.

Segundo a reportagem, um banco alemão, o KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), entrou com uma ação na justiça do Rio Grande do Sul em que "afirma ter evidências de que Cardeal teria conhecimento da emissão de garantias ilegais e fraudulentas, para que duas empresas privadas brasileiras obtivessem um empréstimo internacional no valor de e 157 milhões destinados à construção de sete usinas de biomassa".

Com o título "Banco alemão envolve homem de confiança de Dilma - e ela própria - na história de uma fraude de R$ 157 milhões de euros", a notícia menciona Valtear Cardeal, diretor da Eletrobras, "mais uma empresa pública tomada pelo PT e pela turma da Dilma", segundo a narração do programa. 

"Escândalos envolvendo a turma da dilma. Primeiro a Erenice, agora na Eletrobras. Zé Dirceu, Erenice, Cardeal, Dilma: O Brasil não merece isso", afirmou o narrador.

Em seu horário eleitoral, a propaganda petista questionou o discurso de continuidade utilizado por Serra nos últimos dias na TV. "Estranho ele dizer isso, afinal sempre que assume um cargo ele interrompe o que está em andamento. Imagine o que ele seria capaz de fazer com os programas de Lula e do PT", disse uma narradora.

A candidata do PT exibiu ainda imagens de seu discurso durante um ato com artistas e intelectuais realizado no Rio de Janeiro na segunda-feira (18). Chico Buarque, Alcione, Ziraldo, Osmar Prado e Fernando Morais foram algumas das personalidades que tiveram seus depoimentos veiculados.

"Eu venho aqui reiterar meu apoio entusiasmado a Dilma. Essa mulher que não tem medo de nada", disse Chico. "Conheço o Serra há 30 anos, e sei o mal que ele pode causar a esse país", afirmou o escritor Fernando de Morais.

Ela encerrou seu horário eleitoral "comemorando a entrada em vigor nesta quarta-feira do Estatuto da Igualdade Racial". "Mais um avanço para todo Brasil, um país belo e mestiço", disse.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host