18/10/2010 - 17h18

FHC reclama do uso de temas religiosos na campanha eleitoral

Da Reuters

SÃo Paulo, 18 de outubro (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou nesta segunda-feira a inclusão de temas religiosos na disputa presidencial entre o também tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff.

"Eu nunca entrei nesses temas religiosos em campanha. Eu acho que as pessoas têm todo o direito. (Mas) acho que os políticos não devem confundir a questão do Estado com a questão confessional", disse Fernando Henrique a jornalistas pouco antes de participar de um evento em apoio a Serra no espaço onde funcionou o comitê de campanha de Fábio Feldmann (PV) ao governo de São Paulo.

Para o ex-presidente, é natural que as pessoas discutam religião, mas disse tratar-se de uma questão de convicção pessoal e não de uma questão política.

Em tom mais duro, Fernando Henrique rebateu as declarações do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, publicadas nesta segunda-feira no jornal Folha de S.Paulo.

"Totalmente eleitoreira, a declaração. Não tem base nenhuma", disse Fernando Henrique.

Seguno o jornal, Gabrielli afirmou que a estrutura organizacional da empresa durante o governo tucano (1995-2002) "era preparação clara para uma eventual privatização".

"É lamentável que o presidente de uma empresa estatal, e que ademais é uma empresa mista, se meta na política dessa maneira, e com injúrias, com infâmias, com mentiras. Não é a primeira vez que faz isso, é mentira", acrescentou Fernando Henrique.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host