16/10/2010 - 13h47

Em MG, Lula critica elite e fala em "preconceito e medo"

Rayder Bragon
Especial para o UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Ao lado de Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (16) em Belo Horizonte que as "elites" não conseguiram superar o preconceito de ver um metalúrgico presidente da República. “Agora é preconceito e medo de uma mulher ganhar as eleições”, afirmou.

A afirmação foi após carreata com a presidenciável, que teve início no bairro Mangabeiras, onde fica a residência oficial do governador de Minas Gerais e onde o presidente foi recebido por um grupo que sinalizava com polegares virados para baixo.

Lula afirmou que, naquele local, “mora o povo mais rico de Belo Horizonte”. Em seguida, referindo-se aos sinais de reprovação a sua presença, rebateu: “Eu diria para vocês que eu fico constrangido. Aquelas pessoas ricas foram as pessoas que mais ganharam dinheiro no meu governo. Aquelas pessoas, na verdade, o que eles não conseguiram superar foi o preconceito der ver um metalúrgico chegar à Presidência.”

Segundo Lula, o “preconceito dessa parcela da população se transformou em medo”. O presidente discursou para cerca de 4.000 pessoas em cima de um carro de som na praça Sete, na capital mineira, após a carreata que percorreu 13 pontos da cidade.

Lula também questionou Dilma se ela tinha percebido a diferença entre elite e o povo. “É com esse povo, Dilma, que você vai ganhar as eleições. (...) E você vai governar este país e Minas Gerais”, completou.

Em seguida, o presidente conclamou a todos “a não ter trégua” e pediu a todos para sair às ruas da cidade com suas bandeiras e camisetas. “Mineiro que é mineiro, mineira que é mineira, não trai o seu torrão”, finalizou.

Dilma também tentou reforçar sua origem mineira, dizendo que Minas pode voltar a ocupar a Presidência, desta vez, com uma mulher.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host