13/10/2010 - 11h33

TSE suspende inserção de Serra com informações incompletas sobre pesquisa

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu a inserção de rádio e TV veiculada nesta terça-feira (12) pela coligação “O Brasil pode mais”, que apoia o presidenciável José Serra (PSDB).

Segundo o ministro Joelson Dias, autor da decisão, a inserção divulgou o resultado de pesquisa de intenção de votos sem deixar claro o período de sua realização e a margem de erro.

O pedido de suspensão, proposto pela coligação da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), “Para o Brasil seguir mudando”, informou que as legendas da inserção veiculada na TV não estavam legíveis e no rádio, não havia qualquer menção aos dados da realização da pesquisa na narrativa.

Após analisar as mídias, o ministro Joelson Dias constatou, em juízo preliminar, que realmente a inserção de rádio não faz qualquer menção à identificação da pesquisa e que na propaganda da TV, apesar de aparecem as informações quanto à fonte da pesquisa , registro no TSE e margem de erro, os dados são de difícil leitura e compreensão, o que viola a legislação eleitoral.

Dessa forma, o ministro suspendeu a veiculação da inserção até que sejam informados, com clareza, os dados exigidos pela legislação.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host