12/10/2010 - 21h17

Na TV, Dilma critica FHC e Serra, tucano compara sua trajetória com a da petista

Carlos Bencke
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Assista à íntegra do programa obrigatório

Em seu programa no horário eleitoral obrigatório desta terça-feira (12) à noite, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, reforçou sua biografia e as criticas ao governo FHC e ao adversário José Serra (PSDB). Já o tucano voltou a fazer comparações entre sua trajetória e a da petista. Ambos continuaram abordando temas religiosos.

O programa de Dilma partiu para o ataque dizendo que “a grande diferença entre o governo do PT e do PSDB é que nós não ficamos falando que vamos fazer, nós fazemos”. Em seguida, afirmou que diz que o Estado de São Paulo, governado há 16 anos pelo PSDB, tem o maior déficit habitacional mesmo sendo o Estado mais rico do pais.

Em outro momento, na mesma linha, uma narração anunciava que durante o governo de Fernando Henrique Cardoso o Brasil não tinha nenhum grande programa de “transferência de renda”, referindo-se ao Bolsa Família, do atual governo federal.

Como durante o último debate entre os dois presidenciáveis, Dilma usou como arma as privatizações feitas durante o governo FHC. Segundo ela, Serra foi o responsável, como ministro do Planejamento, por liderar as privatizações, inclusive a da Petrobras.

O programa do segundo colocado nas pesquisas, começou com uma narração afirmando que "ter um filho não é uma escolha, são várias", fazendo alusão à polêmica sobre o aborto, que dominou a largada da campanha no segundo turno, em meio a imagens de recém-nascidos.

Serra comparou sua biografia com a da candidata adversária, afirmando que Dilma nunca enfrentou uma eleição e só chegou à candidata guiada pela mão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por sua indicação pelo partido.

O tucano prometeu uma série de obras por todo o país: 400 km de metrô nas principais cidades brasileiras, ferrovia transnordestina, ferrovia norte-sul, recuperação de hospitais federais no Rio de Janeiro, 150 policlínicas em todo o Brasil, aeroporto em Aracaju e investimento na zona franca de Manaus.

Ao encerrar o programa, Serra lembrou o dia das crianças e de Nossa Senhora, comemorados nesta terça-feira. “Que as nossas crianças nasçam e cresçam num país livre, com bons exemplos de união, de fé, de respeito à liberdade e aos valores cristãos", disse o tucano.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host