08/10/2010 - 13h58

No retorno à TV, Dilma e Serra apelam para religião

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) exibiram na tarde desta sexta-feira (8) o primeiro de seus programas no horário eleitoral obrigatório que serão veiculados ao longo do segundo turno. Em meio a uma polêmica sobre aborto, a petista e o tucano apelaram para a religião e mostraram o apoio político que teriam para governar o país se eleitos.

Vencedora do primeiro turno com os votos de quase 47% do eleitorado, a ex-ministra da Casa Civil iniciou seu programa fazendo um agradecimento usando expressões religiosas.

"Quero começar esse segundo turno agradecendo a Deus", afirmou a petista. "Mulher que respeita a vida", "Dilma vai apoiar a família brasileira" e "essa é a dilma, que com a força e a fé da mulher (...)" foram algumas das frases utilizadas para divulgar os valores e religiosidade que a candidata teria.

"No segundo turno, eu quero fazer uma campanha antes de tudo em defesa da vida, cheia de futuro e esperança no Brasil, de compromisso com nossos valores mais sagrados", complementou a petista.

Nos últimos dias, a campanha do candidato do PSDB vem explorando uma suposta contradição no discurso de Dilma, que teria se mostrado favorável à prática do aborto anos atrás e mudado de posição por conta da disputa eleitoral.

EXPRESSÕES REPETIDAS
POR DILMA E SERRA NA TV

DILMA SERRA
Agradecendo a Deus
Graça concedida Deus
Amor a Deus Direito à vida
Fortalecer a família Respeito à vida
Apoiar a família brasileira Aborto
Mulher mãe Sagrado
Mulher avó Mãe
Mulher que respeita a vida Valores da família
Corrente do mal Valores cristãos
Respeita a vida e as religiões Coração verde
Reenvie uma mensagem de amor Respeito à democracia
Valores sagrados Devoção às instituições democráticas

Segundo analistas, rumores em torno do assunto fizeram com que a ex-ministra da Casa Civil perdesse votos entre o eleitorado evangélico na primeira rodada do pleito.

Em sua propaganda, Serra confirmou a estratégia tucana de discussão de valores. "[Serra] Um homem que nunca se envolveu em escândalos e sempre foi coerente, sempre condenou o aborto e defendeu a vida", afirmou a narração da peça. "Eu quero ser um presidente com postura, que defenda os valores da família brasileira, os valores da vida", afirmou o tucano em seguida.


Comparações

Serra e Dilma aproveitaram o retorno à TV para investir nas comparações. A petista comparou os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso ("o Serra quer voltar, mas é o Brasil que não quer voltar ao passado"), enquanto o tucano preferiu comparar biografias. "A Dilma ninguém sabe, ninguém viu", afirmou a narração, depois de falar sobre a atuação do ex-governador de São Paulo na redemocratização do país.

Apoios

Os presidenciáveis também mostraram os apoios que cada um deles terá nessa etapa da eleição. Dilma exibiu depoimentos dos governadores Cid Gomes (PSB-Ceará), Eduardo Campos (PSB-PE), Jaques Wagner (PT-BA), Tarso Genro (PT-RS), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Renato Casagrande (PSB-ES); e dos sendores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Delcídio do Amaral (PT-MS), Roberto Requião (PMDB-PR), Marta Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF), todos eleitos no primeiro turno.

Serra, por sua vez, levou à TV depoimentos dos governadores recém-eleitos Beto Richa (PSDB-PR), Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Raimundo Colombo (DEM-SC), além do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host