08/10/2010 - 07h00

Serra vence 1º turno nas cidades mais desenvolvidas; Dilma ganha nas piores

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, venceu o primeiro turno em nove das dez cidades mais desenvolvidas do país segundo o índice IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado neste ano pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro com dados oficiais de 2007.

Todos os municípios são do Estado de São Paulo, governado pelo tucano entre 2007 e maio deste ano. Integram a lista Araraquara, Indaiatuba, Vinhedo, Guaíra, Jundiaí, Sertãozinho, Marília, Itupeva, Barueri e Jaguariúna.

Serra obteve sua maior vantagem em Vinhedo, interior paulista, onde recebeu 53% dos votos válidos, contra 23,3% obtidos por sua rival, a petista Dilma Rousseff. Em Araraquara, localidade mais desenvolvida, o ex-governador de São Paulo venceu por 40,8% a 37%.

O tucano só sofreu um revés em Barueri, município da região metropolitana de São Paulo administrado pelo aliado Rubens Furlan (PMDB): perdeu de 43% a 34,2%.

Já sua rival, a petista Dilma Rousseff, venceu em oito das dez cidades menos desenvolvidas de acordo com o índice.

Integram o ranking das cidades com menor desenvolvimento Marajá do Sena (MA), Lamarão (BA), Placas (PA), Jenipapo dos Vieiras (MA), Araguanã (MA), São Félix de Balsas (MA), Melgaço (PA), Santa Luzia (BA), Tonantins (AM) e Lajedinho (BA).

Neles, a ex-ministra da Casa Civil obteve sua maior vitória em Lajedinho, onde teve a preferência de 90,8% do eleitorado, ante apenas 6,8% que escolheram o concorrente. Em Marajá do Sena, o município menos desenvolvido, Dilma levou por 84,2% a 10,5%.

Serra venceu em duas cidades entre as dez menos desenvolvidas. Melgaço e Placas, ambas no Pará, Estado governado pela petista Ana Julia Carepa, que disputa segundo turno contra o tucano Simão Jatene. Em Melgaço, o ex-governador de São Paulo teve 54,3% dos votos válidos, ante 43,5% de Dilma, enquanto em Placas o tucano superou a rival por 56% a 42,3%.

Semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o IFDM começou a ser divulgado em 2005. O ranking leva em conta indicadores de saúde, emprego, renda e educação para medir o desenvolvimento dos municípios. Para isso, recorre a dados oficiais sobre mortalidade infantil, geração de empregos formais, consultas de pré-natal e matrículas no ensino infantil, dentre outros.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host