04/10/2010 - 00h24

Após resultados, Serra minimiza pesquisas e destaca importância das "instituições democráticas"

Do UOL Notícias
Em São Paulo
  • O tucano José Serra fala na Barra Funda após o anúncio do segundo turno

    O tucano José Serra fala na Barra Funda após o anúncio do segundo turno

O candidato presidencial do PSDB, José Serra, comemorou o segundo turno das eleições presidenciais em discurso proferido pouco depois da meia-noite, na região da Barra Funda, em São Paulo.

Na ocasião, o candidato tucano minimizou a questão dos levantamentos de intenção de voto. "Não foram as pesquisas, foi o povo brasileiro que nos trouxe até aqui”, afirmou Serra.

Em festa tucana, Serra exalta "vida limpa"

O candidato aproveitou para sugerir o tom da campanha até 31 de outubro. Por diversas vezes, citou a importância das “instituições democráticas”, assim como o respeito à "liberdade de imprensa" e à "integridade dos poderes Legislativo e Judiciário".

De acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 99% das urnas apuradas, a candidata do PT, Dilma Rousseff, tinha 46,88% dos votos, contra 32,62% de José Serra. Esse resultado garante que a eleição presidencial seja decidida em segundo turno.

“Em todos os lugares do Brasil, sinceramente, encontrei carinho, compreensão”, afirmou Serra. “Sendo a minha nona disputa eleitoral, nunca tive uma acolhida como essa (...) As minhas palavras são de agradecimento a esses milhões de brasileiros”

O tucano também negou que o resultado tenha sido inesperado. “Minha felicidade é imensa, mas não estou tanto surpreso, porque sabia da força que o povo ia nos dar no dia de hoje”.

Em seguida, José Serra prometeu “trabalhar por um Brasil forte e um Brasil generoso (...) com respeito, dignidade, e devoção às instituições democráticas”.

O candidato destacou que tinha “uma vida limpa” para oferecer e convidou os partidos políticos e os eleitores a apoiarem-no. “Vamos à vitória com os mesmos ideais que nos trouxeram até aqui”.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host