03/10/2010 - 15h57

Três eleitores morrem durante votação deste domingo; país tem 368 prisões

Do UOL Notícias*

Três eleitores morreram neste domingo (3) na hora de votar. No município de Igaci, no interior do Estado de Alagoas, José Carlos Nascimento Sousa, 43, morreu após passar mal na fila de seção eleitoral. Ele sofria com problemas cardíacos. Segundo funcionários do Hospital Regional Santa Rita, onde Sousa foi atendido, ele já chegou morto à unidade de saúde.

Na Paraíba, uma outra eleitora, de 38 anos, sofreu um infarto fulminante no momento de votar, por volta das 13h30 de hoje, numa seção eleitoral da cidade de Diamante. Testemunhas disseram que ela demonstrava muito nervosismo enquanto aguardava sua vez na fila.

O mesário teria pedido para ela não votar, diante do estado em que ela se encontrava, mas ela insistiu e se dirigiu à urna, onde passou mal. A mulher foi levada às pressas para o hospital da cidade de Itaporanga, onde já chegou morta.

Já em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma mulher morreu na manhã deste domingo enquanto votava. Maria de Oliveira, de 62 anos, teve um mal súbito e foi socorrida pela Polícia Militar, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A vítima chegou a ser levada ao Hospital Estadual Padre Bento, mas não resistiu.

Prisões

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), houve 368 prisões por motivos eleitorais neste domingo em todo o país, até por volta das 14h. Além dessas, houve outras 595 ocorrências que não resultaram em prisão. Nesses números não estão contabilizados candidatos.

O estado de Pernambuco registrou mais prisões: um total de 44. Em segundo lugar, ficou o Espírito Santo, com 42 prisões. O principal motivo foi boca de urna (199 ocorrências). Além disso, 97ocorrências foram por divulgação de propaganda, 25 por transporte ilegal de eleitores, 22 por compra de votos, 3 por fornecimento ilegal de alimentação e 22 por outros motivos.

Entre os candidatos, o TSE registrou 96 ocorrências, 26 delas com prisão. Dessas, a maioria ocorreu no Mato Grosso (16). O principal motivo foi boca de urna (15 ocorrências em todo o país).

Até as 13h30, 1.141 urnas, das 400.001 instaladas nas seções eleitorais, tiveram problemas e precisaram ser trocadas.

 * Com informações da Agência Estado.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host