03/10/2010 - 15h08

Lewandowski diz que título de eleitor agiliza o processo de votação

Lourenço Melo
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, disse hoje (3) que o título de eleitor “continua sendo um documento importante porque informa com exatidão a seção em que cada pessoa deve comparecer e agiliza o processo de votação”. Lewandowski assistiu pela manhã a Votação Paralela realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), uma simulação que testa a segurança das urnas eletrônicas.

O presidente do TSE explicou que na Votação Paralela são escolhidas aleatoriamente de uma a quatro urnas e que o processo é acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público. Os fiscais recebem antecipadamente a "cola" dos votos que, depois de registrados eletronicamente, são conferidos para autenticar a segurança das urnas eletrônicas.

Lewandowski disse que 80 mil eleitores fizeram o registro antecipado para votar em trânsito para Presidente da República nestas eleições. Ele mesmo votou em trânsito na 679ª seção eleitoral, na Faculdade Iesb, em Brasília.

Lewandowski lembrou que o Supremo Tribunal Federal não promoveu qualquer alteração em relação ao título eleitoral, apenas estabeleceu que os eleitores que conhecem o seu local de votação não ficarão impedidos de votar se não estiverem com o documento. Basta comparecer levando um documento de identificação com foto.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host