03/10/2010 - 04h54

Eleição brasileira é destaque em jornais estrangeiros

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A escolha de um novo presidente no Brasil chama a atenção de publicações internacionais neste domingo (03). O jornal francês "Le Monde" dá ênfase ao apoio do presidente Lula à candidata Dilma Rousseff e cita que a ex-ministra pode chegar ao principal cargo em uma grande democracia sem ter sido eleita anteriormente para outro cargo eletivo. O "Le Monde" cita também as mudanças no visual que, de acordo com o jornal, a rejuvenesceram e melhoraram suas feições.

O jornal destaca ainda como a candidata chegou a ser ministra da Casa Civil após passar pela Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul e pelo Ministério das Minas e Energia. Segundo o jornal, para chegar ao cargo ela contou com a saída do governo de vários pesos pesados do Partido dos Trabalhadores, principalmente José Dirceu. O jornal também retoma a origem da ex-ministra, que nasceu em Belo Horizonte em 1947, filha de um advogado de origem búlgara, e fala de sua vida na clandestinidade após o endurecimento da ditadura militar, em 1968.

O El País diz que a única interrogação deste domingo é se Dilma será eleita somente com o primeiro turno. O jornal também destaca o apoio do presidente Lula à candidata, uma "ex-guerrilheira" que "virou economista" e chefe de gabinete.

Para o jornal espanhol, a classe C, formada por cerca de 30 milhões de brasileiros que saíram da pobreza extrema nos últimos dez anos, decidirá hoje quem vai suceder o presidente mais popular de sua história, Lula da Silva, e quem recebe sua herança.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host