30/09/2010 - 23h08

Em debate, Plínio rebate Dilma e acusa governo Lula de "enfraquecer Estado"

Diego Salmen e Rosanne D'Agostino
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio aproveitou pergunta da presidenciável Dilma Rousseff (PT) para atacar a petista, durante debate promovido pela TV Globo na noite desta quinta-feira (30).

Ao ser questionado sobre sua política para o funcionalismo público se eleito, o socialista rebateu a ex-ministra da Casa Civil: "É completamente diferente da [política] do seu governo", disse Plínio no primeiro bloco do encontro.

"Não tem arrocho, terceirização, privatização, tudo para enfraquecer o Estado. Você era ministra e eu não vi você reclamar de nada disso", afirmou. 

A petista replicou: "O governo do presidente Lula não privatizou, pelo contrário: ele fortaleceu e valorizou a Petrobras (...) Acabamos com a precarização e fizemos vários concursos", disse Dilma, líder nas pesquisas de intenção de voto e com chances de vencer a eleição já no primeiro turno.

Em segundo lugar nas sondagens eleitorais, José Serra (PSDB) questionou Marina Silva, do PV, sobre sua proposta para a previdência social.

"Temos que enfrentar o problema quando população ainda é jovem", disse a candidata verde. Ela criticou indiretamente o rival logo em seguida por conta das recentes promessas do tucano de elevar o salário mínimo para R$ 600 já no ano que vem.

"Em período eleitoral as pessoas vão ganhando uma capacidade quase mágica de ir resolvendo os problemas", afirmou a ex-ministra do Meio Ambiente, que em seguida criticou o que chama de "promessômetro" sem citar o nome do adversário. No segundo bloco, Plínio repetiu a crítica. "Agora todo mundo promete tudo", disse.

Em sua tréplica, Serra reafirmou a proposta. "Tenho defendido a curto prazo que se dê o reajuste para os aposentados e pensionistas de 10%, o dobro do que o atual governo quer dar, e ao mesmo tempo que se dê o aumento de R$ 600 já no ano que vem", disse.
 

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host