27/09/2010 - 14h05

Na reta final, Serra vai ao interior de São Paulo para reduzir vantagem de Dilma

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Para rebater a ascensão da rival Dilma Rousseff (PT) no Estado que governou até março deste ano, o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, vai concentrar esforços nesta segunda-feira (27) no interior paulista, onde tem apoio de muitos prefeitos que ameaçaram bandear para a candidatura da rival. A menos de uma semana da votação, o tucano corre risco de ser derrotado pela petista já no primeiro turno.

Serra começará sua agenda pública à tarde, com uma caminhada em Presidente Prudente, no oeste do Estado, cidade de mais de 200 mil habitantes governada por um aliado do PTB. Em seguida, vai a Araçatuba, onde mais de 180 mil pessoas têm um petista como prefeito. O tucano deve terminar a jornada em Barretos, com cerca de 110 mil habitantes sob a administração do petebista Dr. Emanoel, no início da noite.

Membros da campanha tucana devem concentrar as ações em São Paulo e Minas Gerais nesta semana anterior ao primeiro turno. Nesses dois Estados, os maiores colégios eleitorais do país, prefeitos de partidos da base serrista já fizeram movimentos de aproximação com Dilma, favorita para vencer no primeiro turno por conta do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ex-ministra já lidera as pesquisas de intenção de voto na capital paulista, administrada pelo DEM mas rodeada de prefeituras petistas. O interior, no entanto, continua dando posição competitiva a Serra na disputa presidencial e ampla vantagem ao candidato do PSDB ao governo do Estado, Geraldo Alckmin. O presidenciável tucano deve fazer o último evento antes da votação de 3 de outubro no bairro paulistano onde nasceu.

A campanha de Serra intensificou os esforços junto a prefeitos e ganhou ânimo nos últimos dias por conta da redução da desvantagem em relação a Dilma nas pesquisas. Depois da agenda no interior paulista, o tucano deve focar regiões metropolitanas, dizem membros de sua campanha. Na terça-feira (28), ele deve ir a Salvador. Volta a São Paulo para seu evento final na quarta-feira e segue para o Rio de Janeiro na quinta-feira (30).

Após eventos públicos na capital fluminense, participa do debate da TV Globo durante a noite. Serra pode ainda ir a Minas Gerais na sexta-feira (1) para fazer campanha ao lado do popular ex-governador tucano e candidato ao Senado, Aécio Neves, e do governador Antonio Anastasia, que tenta a reeleição.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host