20/09/2010 - 22h50

Serra propõe 13º no Bolsa Família em debate; Marina e Plínio trocam provocações

Maurício Stycer *
Do UOL Eleições
Enviado ao Recife (PE)

No primeiro debate de presidenciáveis sobre problemas nordestinos, o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, propôs a concessão de 13º salário a beneficiários do programa Bolsa Família. A líder nas pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff (PT), não está presente no evento transmitido por dez afiliadas do SBT na região, nesta segunda-feira (20).

Questionado por Marina Silva (PV) sobre se fala em ampliar o programa social apenas por conta das eleições, Serra respondeu, depois de criticar a adversária por ter participado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “O PT é que chamava de bolsa esmola. Eu vou criar o 13º para o Bolsa Família”.

Nos blocos anteriores, Marina e o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, polarizaram o debate. A presidenciável do PV foi chamada de ingênua e de “mais conservadora na questão econômica do que todos os outros candidatos”. O socialista ouviu a rival chamá-lo de “desinformado”. “Eu me livrei da velha gana de rotular as pessoas”, afirmou a ex-ministra do Meio Ambiente para alfinetar o adversário.

Despojado como de costume, Plínio acusou os rivais de andarem em más companhias: Citou os dilmistas Fernando Collor (PTB-AL), José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), o serrista Marco Maciel (DEM-PE) e o marineiro Zequinha Sarney (PV-MA). “Esses são todos coronéis e são responsáveis pelo atraso do Nordeste”, disse.

Ausência de Dilma

A petista informou há menos de uma semana que não conseguiu conciliar o debate com outros eventos da campanha previamente agendados. Durante a manhã, Dilma participou um evento político em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Sua agenda não tinha compromissos para a noite.

“Lamentamos profundamente a ausência de Dilma”, diz Luiz Gurgel, coordenador-executivo do SBT Nordeste e diretor da TV Jornal, de Recife, sede do debate. “Se tivesse sido sugerida uma outra data, poderíamos ter tentado negociar. Mas não houve esta sinalização”, diz Gurgel.

Durante o debate, os presidenciáveis criticaram a ausência da rival. Serra disse ainda que, em uma reforma política que promoveria se eleito, estará incluída a obrigação de candidato comparecer a debates durante a campanha. Marina afirmou que a ausência de Dilma é "uma ingratidão" com a região que, proporcionalmente, mais votos dá à petista.

No debate realizado na TV Gazeta, em São Paulo, a ausência de Dilma foi sublinhada pela emissora, que deixou uma cadeira vazia, e pelos três outros candidatos, que fizeram muitas críticas à petista. Segundo o UOL Eleições apurou, uma pesquisa indicou que o impacto das críticas não foi positivo.

Neste debate, o SBT optou por informar no início de cada bloco que Dilma foi convidada, mas alegouu que, por problemas de agenda, não pode participar. Serra, Marina e Plínio fizeram críticas à ausência da petista, mas sem a mesma ênfase do outro debate.

* Colaborou Maurício Savarese, em São Paulo

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host