18/09/2010 - 16h47

PSDB entrará com ação para Dilma depor no Senado sobre crise na Casa Civil

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou neste sábado (18) que, em nome do seu partido, irá levar uma representação ao Senado pedindo que a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, participe de uma audiência para prestar esclarecimentos sobre as denúncias feitas recentemente contra o ministério da Casa Civil.

Além disso, o parlamentar disse que irá agregar novas informações à representação que apresentou à Procuradoria-Geral da República, que investiga o caso. “Não se trata de fazer pirotecnia com os acontecimentos. São instituições públicas contaminadas pela corrupção. Temos que ressuscitar a indignação pública”, afirmou Dias. “Ela [Dilma] tem de se explicar. Quem deseja chegar à Presidência da República se não enxerga um propinoduto a um palmo de seu nariz?"

Questionado se o caso poderia ser usado como base para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o senador avaliou que isso não está descartadao, mas que a “situação atual do governo desestimula” e que há “medo de gerar falsas expectativas”, no que se refere a terminar a CPI sem resultados.

Dias também não confirmou se o programa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, irá dar destaque no horário eleitoral deste fim de semana às últimas denúncias envolvendo a Casa Civil: nesta sexta-feira (17), a revista “Veja” noticiou que o ex-assessor da Casa Civil Vinícius de Oliveira Castro, apadrinhado político da ex-ministra Erenice Guerra e sócio de Israel, filho dela, recebeu R$ 200 mil em dinheiro vivo como propina advinda da compra emergencial de Tamiflu (remédio usado para tratar casos de gripe suína) feita pelo governo em junho de 2009.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host