09/09/2010 - 21h15

Na TV, Serra promete expandir Bilhete Único, criação de Marta Suplicy, para todo o Brasil

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, utilizou seu horário eleitoral desta quinta-feira (9) para prometer a expansão do Bilhete Único de São Paulo para o restante do Brasil.

"E nas grandes cidades onde ainda não tiver, nós vamos trabalhar em conjunto com prefeitos e governadores para implementar o sistema do Bilhete Único, assim como fizemos em São Paulo", afirmou Serra. "Em São Paulo, o Bilhete Único funciona em todo sistema de transporte coletivo", completou um narrador.

Há um porém. O Bilhete Único foi criado em 2004 pela rival de Serra, a então prefeita Marta Suplicy, do PT, que no mesmo ano disputou a reeleição e foi derrotada pelo atual presidenciável tucano.

Pelo modelo vigente na capital paulista, o passageiro pode fazer até quatro viagens com a mesma tarifa em um espaço de tempo de três horas. Também é possível utilizar trem e metrô, embora nesses casos o número de viagens permitidas seja menor.

No início, o benefício só era aceito nos ônibus da capital paulista, mas foi ampliado para a rede metropolitana de trens e o metrô paulistano após a chegada de Serra à prefeitura, quando fez uma parceria com então governador e hoje candidato ao Palácio dos Bandeirantes Geraldo Alckmin (PSDB).

O restante da propaganada do tucano foi centrada nà área de transportes. A peça exibiu obras do metrô financiadas pelo governo federal no Nordeste e que estão atrasadas. "São Paulo, ao contrário dos outros Estados, investiu pesado no metrô", disse o candidato, que prometeu tirar o imposto (sem especificar qual) sobre o combustível dos ônibus para reduzir as tarifas do transporte coletivo no país.

Em sua propaganda, a petista Dilma Rousseff disse que irá apoiar os agricultores se eleita, além de retomar as promessas de "lutar para acabar com a miséria no Brasil" e de "concluir todas as grandes obras em andamento".

Por sua vez, a candidata do PV, Marina Silva, atacou os dois principais candidatos por ficarem "brigando para se eternizar no poder". "O pior é que são iguais, defendem um tipo de crescimento sem responsabilidade com o seu futuro e o futuro do país", afirmou.

Horário eleitoral da noite de quinta (9)

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host