07/09/2010 - 13h29

Serra diz que programa de Dilma engana; petista ataca segurança em SP

Do UOL Eleições
Em São Paulo

No horário eleitoral gratuito desta terça-feira (7) na televisão, o programa do candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) usou visitas feitas pela adversária para dizer que a candidata Dilma Rousseff (PT) mentiu sobre investimentos do governo federal. Já a petista abordou a segurança, citando problema recorrente da capital paulista, a região da Cracolândia (área do Centro onde há consumo e tráfico de drogas, principalmente crack). Nenhum dos candidatos abordou a quebra de sigilo de tucanos durante a propaganda.

Segundo o programa tucano, Dilma foi até uma creche fazer propaganda, mas o estabelecimento não tinha recebido nenhuma ajuda do governo federal. “Mais uma vez o eleitor foi enganado”, diz o locutor. Ainda de acordo com a propaganda, em Brasília, Dilma teria ido a uma biblioteca que estava fechada havia seis meses.

Serra também foi apontado como “ministro do Real” e das grandes obras, e como quem irá trazer verbas para o metrô nas principais capitais, para moradia, unidades de geração de energia para Xingó e gasodutos no Nordeste. Além de citar feitos do então governador, como a nova marginal do Tietê.

A propaganda de Serra também usou comício em que o candidato aparece ao lado do tucano Aécio Neves. “De Minas vem o recado”, diz o locutor. Depois, uma eleitora afirma: “Meu voto é seu. Não voto naquela Dilma nem aqui nem na China”.

Já o programa de Dilma usou a Cracolândia, área degradada no centro da capital paulista, para atacar Serra, afirmando que, nem seu governo, nem a prefeitura que apoia, a de Gilberto Kassab (DEM), tomaram as providências necessárias para resolver o problema e melhorar a segurança na cidade e no Estado.

A candidata também apareceu no Rio de Janeiro, onde defendeu as ações de intervenção em morros cariocas, as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), implantadas pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). “Nosso governo mudou o Brasil”, disse a petista, que prometeu comprar dez aeronaves não-tripuladas para combater o tráfico.

Em seguida, a trajetória de Dilma foi mostrada em fotos ao lado de Lula. A propaganda também abordou a última pesquisa Datafolha, que a coloca como vencedora da eleição já no primeiro turno. “O nosso adversário bateu tanto nela, que ela subiu 12 pontos”, diz Lula em discurso do dia 2 de setembro, inserido na campanha petista.

Já Marina Silva (PV) aproveitou seu tempo para mostrar como fazer, em seu site de campanha, uma "casa de Marina", espécie de comitê eleitoral em que seu eleitor pode produzir o próprio material de campanha para a candidata.

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