05/09/2010 - 17h44

Serra critica Dilma por ficar na ''sombra" e diz que não irá ''bater boca'' com Lula

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  •  José Serra (esq.) e Geraldo Alckmin (PSDB), candidato ao governo paulista, visitam o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

    José Serra (esq.) e Geraldo Alckmin (PSDB), candidato ao governo paulista, visitam o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

O candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, criticou neste domingo (05) sua adversária na disputa, a candidata petista Dilma Rousseff, por “ficar na sombra” do presidente Lula.

"Acho importante que quem quer ser presidente da República se mostre [...] e não pedir ao presidente, ao chefe da campanha, que a defenda”, afirmou o tucano. Serra concedeu uma coletiva à imprensa após visitar o Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, ao lado de Geraldo de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB ao governo de São Paulo.

O presidenciável se esquivou de comentar as críticas feitas ontem (04) por Lula a sua candidatura, durante um comício realizado em Guarulhos (SP). “Eu não vou ficar batendo boca com o Lula”, disse Serra.

Na ocasião, Lula disse que a campanha de Serra está “baixando o nível” ao utilizar um “programa rasteiro” no horário eleitoral gratuito obrigatório. "Nossa campanha está tranquila. Do outro lado, nós temos um adversário que o bicho está em uma raiva só”, afirmou o presidente.

A fala do presidente aconteceu um dia depois do candidato do PSDB usar o seu horário eleitoral gratuito para atribuir à campanha da ex-ministra da casa civil a quebra do sigilo do Imposto de Renda de Verônica Serra, filha do tucano.

Acompanhe o que aconteceu

Quebra
de sigilo de Eduardo Jorge
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em 19 de junho apontou que cópias de declarações do imposto de renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, teriam sido obtidas por pessoas que faziam parte de uma "central de inteligência" que funcionava no comitê da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. O sigilo de Eduardo Jorge foi quebrado pelo menos 22 vezes, sendo que em 10 delas a quebra foi realizada pelo servidor Gilberto Souza Amarante, filiado ao PT.
Funcionárias
da Receita são investigadas
Um relatório de sindicância interna da Corregedoria da Receita apura uma possível quebra do sigilo fiscal de Eduardo Jorge. Duas funcionárias são investigadas: a analista tributária Antônia Aparecida Neves Silva e a servidora do Serpro Adeildda Ferreira Leão dos Santos.
Quebra de sigilo de outras pessoas ligadas a Serra Além de Eduardo Jorge, foram acessados os dados de outras três pessoas ligadas a José Serra: O ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, o ex-diretor da Previ Ricardo Sérgio e o primo do candidato tucano Gregorio Marin Preciato. Os dados foram acessados da sede dos terminais da delegacia da Receita Federal de Mauá, SP.
Sistema de compra e venda de dados sigilosos Após notícia de que mais de cem pessoas tiveram seus dados acessados na sede de Mauá (entre eles, a apresentadora Ana Maria Braga e integrantes da família Klein), o corregedor-geral da Receita Federal, Antonio Carlos Costa D'Ávila admite que há fortes indícios de um sistema de compra e venda de informações sobre declaração de Imposto de Renda.
Acesso a dados fiscais da filha
de José Serra
Em 31 de agosto, a Corregedoria da Receita Federal disse que econtrou indícios de que o esquema montado para acessar dados fiscais sigilosos teria consultado as declarações de renda de 2008 e 2009 de Verônica Serra, filha de José Serra.
Contador é quem pede acessos de IR da filha de Serra A consulta foi solicitada pelo contador Antonio Carlos Apella Ferreira por meio de uma declaração supostamente assinada pela filha de Serra. Com a falsa procuração, Ferreira teve acesso às declarações de imposto de renda de Verônica de 2008 e 2009.
Procuração de filha de José
Serra é falsa
O cartório que teria reconhecido a assinatura de Verônica Serra admitiu que o carimbo que aparece no documento é falso. Na ocasião, o procurador afirmou que apenas prestou um serviço terceirizado e não sabe quem fez a encomenda.
PT e PSDB apresentam
ações no TSE
Por conta do fato, o PSDB protocolou uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a investigação de um possível crime eleitoral, o que poderia causar, em última instância, a perda do mandato da petista caso ela fosse eleita. Já o PT entrou com ações que pedem que os tucanos sejam processaods por crime contra a honra (calúnia, injúria e difamação).
Falso procurador era filiado ao PT entre 2003 e 2009 TRE de São Paulo confirma que o falso procurador de Veronica Serra, Antonio Carlos Atella Ferreira, foi filiado ao PT entre 2003 e 2009. No entanto, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que a filiação foi apresentada ao partido, mas não chegou a ser efetivada por um erro de grafia.
Assaltantes invadem comitê petista em Mauá Na manhã do dia 1º de setembro, um grupo de pelo menos seis homens invadiu e assaltou um comitê político de Mauá. O grupo levou apenas um celular de um político, duas armas e um rádio transmissor de dois guardas municipais que estavam no local na hora do roubo. A campanha de José Serra (PSDB) à Presidência acusou o PT de ter simulado o assalto ao comitê para "queimar arquivo".

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host