02/09/2010 - 18h10

Em visita ao Brasil, presidente da Colômbia se encontra com Dilma, Serra e Marina

Do UOL Eleições*
Em São Paulo

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, aproveitou seus dois dias de visita oficial ao Brasil para conhecer os principais candidatos a chefiar o país a partir do ano que vem. Entre ontem e hoje, o mandatário colombiano apertou a mão de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

  • Sergio Lima/Folhapress

Ontem, no primeiro dia de agenda oficial, Santos se encontrou com a candidata governista em Brasília. Após a conversa, Dilma se disse "encantada com a visão estratégica" do colombiano, e respondeu à imprensa que Santos conhece qual a posição do governo Lula em relação à guerrilha colombiana.

“Nós temos uma posição clara e contrária ao narcotráfico. Inclusive o presidente Santos tem bastante consciência disso”, afirmou a petista."Não temos por que participar de qualquer atividade de pacificação ou diálogo com as Farc. Mas se a Colômbia alguma vez solicitar a presença do Brasil, nós iremos participar", frisou.

Dilma disse que, se eleita, irá priorizar o trabalho conjunto de policiamento de fronteiras e no combate ao crime organizado. A candidata também destacou a intenção de adquirir dez Vants (Veículo Aéreo Não Tripulado) para a fiscalização da área de fronteiras do país.

  • Nacho Doce/Reuters

Nesta quinta-feira, o presidente colombiano se encontrou com o candidato do PSDB à presidência, José Serra, que voltou a questionar a política externa brasileira.

"A política externa, devido à ideologia e a interesses do partido [PT], acaba sendo inadequada para o Brasil", disse o tucano a jornalistas, após encontro com o presidente Santos, em um hotel em São Paulo.

O presidenciável disse que o Brasil deveria "explicitar claramente" que as Farc são uma organização "terrorista e ligada ao narcotráfico". Serra voltou a mencionar uma ligação entre o PT e as Farc.

Serra fez críticas também a Marco Aurélio Garcia, assessor para Assuntos Internacionais da Presidência e coordenador do programa de governo da campanha de Dilma. Garcia teria declarado recentemente que as Farc são um grupo político.

  • Eduardo Knapp/Folhapress

Na parte da tarde, Santos cumprimentou pessoalmente a candidata Marina Silva, em encontro no Memorial da América Latina, que sedia uma atividade cultural inspirada na Colômbia.

Esta é a primeira viagem oficial de Juan Manuel Santos desde que ele tomou posse como presidente da Colômbia no último dia 7 de agosto, no lugar de Álvaro Uribe.

*Com informações de agências internacionais

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host