01/09/2010 - 01h01

Serra acusa Dilma de "repetir Collor" por envolver filha de tucano na campanha

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse nesta terça-feira (31) que sua rival, a petista Dilma Rousseff, está "repetindo Collor" ao supostamente ter quebrado o sigilo fiscal de uma filha do tucano com o intuito de munir sua campanha de informações prejudiciais ao ex-governador de São Paulo.

"Blogs sujos da campanha do PT já começaram a pôr (dados sigilosos na internet) no ano passado. Utilizar filha dos outros para ganhar eleição eu só lembrava do Collor usar isso com o Lula", atacou o presidenciável. "Agora a turma da Dilma faz a mesma coisa (...) É um ato criminoso para efeito de exploração política", disse.

Nas eleições presidenciais de 1989, o então candidato Fernando Collor exibiu em seu programa eleitoral uma ex-namorada de Luiz Inácio Lula da Silva afirmando que Lula teria lhe oferecido dinheiro em troca do aborto de Lurian, filha nascida do relacionamento entre os dois. Nesta terça, a Receita Federal revelou que Verônica, filha de Serra, tevê o sigilo fiscal quebrado em setembro de 2009.

Segundo a instituição, o acesso aos dados de Verônica foi feito a pedido dela. A informação foi desmentida pelo candidato do PSDB. "Eles são profissionais da mentira", criticou. "Se eles fazem isso na campanha da Dilma, imagina o que fariam se ela ganhasse", disse. Além de Verônica, outros pessoas ligadas ao tucano tiveram o sigilo fiscal quebrado no ano passado, fato que recentemente desencadeou investigações por parte da Receita. O objetivo dos vazamentos seria munir a campanha da petista de dados para um suposto dossiê contra o tucano.

A ex-ministra da Casa Civil já havia negado o envolvimento de sua equipe de campanha com o episódio, além de ter anunciado que processaria Serra por atribuir a ela o incidente. De acordo a última sondagem realizada pelo Datafolha, o tucano tem 29% das intenções de voto, contra 49% da petista, que venceria o pleito no primeiro turno caso as eleições fossem realizadas hoje.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host