01/09/2010 - 21h18

Na TV, Alckmin e Mercadante usam metrô de SP como munição para troca de ataques

Marcel Vincenti
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, prometeu em seu horário eleitoral desta quarta-feira (1º) que, se eleito, irá construir em quatro anos cerca de 30 quilômetros de linhas de metrô na cidade de São Paulo e lançou críticas a Geraldo Alckmin, seu principal adversário na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes: segundo o petista, Alckmin, quando governador, fez apenas “2,6 quilômetros de metrô" na capital e foi lento ao conduzir obras de infraestrutura no Estado.

Mercadante, porém, também recebeu ataques relacionados ao mesmo tema. O final da propaganda do tucano afirmou que, quando senador, o petista deixou de comparecer a sessões que discutiram a liberação de recursos para o metrô de São Paulo. “O Mercadante faltou [nessas sessões]”, anunciou o locutor.

Pedágios

O programa de Mercadante também o mostrou sentado na boleia de um caminhão que percorria a rodovia Anhanguera (SP-330). Conversando com o motorista, o petista disse que os pedágios em São Paulo “são um abuso” e que um veículo daquele porte gasta “837%” a mais andando em uma estrada estadual que em uma rodovia federal.

Se eleito, Mercadante prometeu implantar um sistema em que o motorista pagará proporcionalmente à distância que percorrer e disse que, com os preços vigentes atualmente, até “a comida fica mais caro, pois o frete [dos alimentos] fica mais caro”.

Eleitorado feminino

O candidato Geraldo Alckmin, por sua vez, voltou a dedicar boa parte de seu programa ao eleitorado feminino. Após mostrar o tucano dançando com senhoras e chamá-lo de “pé-de-valsa”, a propaganda ressaltou que Alckmin, quando governador, “turbinou” o Viva Leite (iniciativa que fornece leite gratuitamente a famílias paulistas de baixa renda) e o mostrou como responsável por projetos supostamente exitosos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O programa ainda disse que “elas [as mulheres] são hoje maioria nas escolas técnicas” e que há Etecs onde atualmente se ministram cursos de “gestão da produção de enxovais”. Como havia feito em evento público na tarde desta quarta-feira, Alckmin afirmou que pretende investir “um bilhão de reais” para “criar 200 mil vagas [para crianças] em creches do Estado”.

A propaganda terminou com uma mulher chamando o tucano de "galã".
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host