30/08/2010 - 09h31

TSE: 132 candidatos a governador têm registros deferidos

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Dos 170 candidatos ao cargo de governador que solicitaram registro para concorrer às eleições de outubro, 162 estão aptos a participar do processo eleitoral, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesse domingo (29). Destes 162, 132 tiveram seus pedidos deferidos, 13 obtiveram deferimento, mas com recurso questionando a decisão, e 17 tiveram seus pedidos negados, mas aguardam julgamento de seus recursos. De acordo com o TSE, somente 8 candidatos estão inaptos a participar do pleito, sendo que 6 tiveram seus pedidos de registro indeferidos.

Um candidato teve seu primeiro registro cancelado. Lucas Barreto (PTB), candidato ao governo do Amapá, refez dentro do prazo o pedido de candidatura, que foi aceito no TSE.

O Estado que contabilizou mais pedidos de registro de candidaturas ao cargo de governador foi o Rio Grande do Sul, com 10 solicitações. Em seguida está o Piauí, que computou 9 pedidos para concorrer. Tocantins foi o Estado que registrou menos pedidos de candidatos ao cargo de governador: apenas dois. O Acre contabilizou 3 solicitações.

Vice-governador

Para a finalização dos dados dos candidatos ao cargo de vice-governador, o sistema de Estatísticas ainda aguarda a definição da situação de uma concorrente cadastrada por Alagoas. Até o momento, dos 178 candidatos cadastrados, 160 estão aptos a participar do processo eleitoral. Destes, 134 tiveram seus registros deferidos, 10 deferidos com recurso e 16 indeferidos com recurso.

Dezessete candidatos ao cargo de vice-governador estão inaptos a concorrer, sendo que 11 tiveram seus pedidos de registro indeferidos, cinco renunciaram a concorrer e um teve sua solicitação cancelada.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host