28/08/2010 - 08h11

Ibope: Dilma lidera com 51% das intenções de voto; Serra tem 27%

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a disputa com 51% das intenções de voto, contra 27% de José Serra, do PSDB, de acordo com pesquisa Ibope divulgada na manhã deste sábado (28). Se os números se mantiverem e forem confirmados pelas urnas, a petista venceria o tucano já no primeiro turno.

Evolução dos candidatos


Marina Silva (PV), registrou a preferência de 7% do eleitorado. Os demais candidatos somaram 1%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, informou o Ibope. Na última pesquisa do instituto, realizada de 12 a 15 de agosto, a petista tinha 43%, contra 32% do tucano e 8% da candidata do PV.

Em um eventual segundo turno, a ex-ministra-chefe da Casa Civil teria a preferência de 55% do eleitorado, enquanto o ex-governador de São Paulo obteria 32%, indicou o Ibope. O levantamento ouviu 2.506 pessoas entre os dias 23 e 28 de agosto em 171 cidades brasileiras, e foi encomendado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 26139/2010.

Depois do início da campanha no horário eleitoral obrigatório, o instituto detectou grande avanço da petista nas regiões Sul e Sudeste, antigos bastiões de Serra, bem como no Estado de São Paulo - governado pelo PSDB de Serra desde 1995. No Sudeste, Dilma soma na última pesquisa 44% das intenções de voto, contra 30% de Serra. No Sul, pela primeira vez a petista aparece à frente do rival, com 40% contra 35%.

Em São Paulo, onde Dilma fez campanha pesada na última semana ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela já aparece com 42% das intenções de voto, contra 35% do tucano e 11% de Marina. Em outro colégio eleitoral decisivo, Minas Gerais, a ex-ministra tem 51% das intenções de voto, contra 25% do ex-governador e 8% da candidata do PV.

A taxa de rejeição da petista oscilou negativamente em dois pontos, ficando em 18% do eleitorado. Serra é rejeitado por 27% dos entrevistados e Marina, por 14%. Dilma também cresceu entre as mulheres, com avanço de nove pontos percentuais entre elas e cinco pontos percentuais entre os homens.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host