26/08/2010 - 15h00

PT vai entrar na Justiça contra Serra por caso do dossiê

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, informou nesta quinta-feira (26) que o partido deverá entrar na Justiça com uma ação por injúria e difamação contra o candidato da oposição ao Palácio do Planalto, José Serra (PSDB), por "acusações infundadas" contra a candidata petista Dilma Rousseff e à sigla pelo vazamento de dados de pessoas ligadas ao PSDB.

A Receita Federal apura o vazamento de dados fiscais sigilosos de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, ocorrido em outubro do ano passado. As informações seriam utilizadas por um "grupo de inteligência" da campanha de Dilma para criar um "dossiê" contra o presidenciável tucano.

Durante a investigação, a instituição descobriu que outas pessoas ligadas a Serra tiveram seu sigilo violado: Luiz Carlos Mendonça de Barros, ministro do governo FHC; Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil; Gregorio Marin Preciado, que é casado com uma prima de Serra.

Ao saber dos novos sigilos quebrados, Serra disse, nesta quarta-feira (25), em Natal (RN), que Dilma deveria "dar explicações" sobre o caso, ao qual chamou de "crime contra a democracia".

Dutra avaliou como "irresponsável" a atitude do principal adversário da ex-ministra da Casa Civil e disse que entrará como uma petição na Polícia Federal para que investigue de que forma esses novos dados foram vazados. Ele relembrou a atuação do PT quando foram divulgadas informações sigilosas de diretores da Petrobras, durante a CPI criada em 2009 para investigar irregularidades na estatal.

"Podíamos ter tido a mesma atitude irresponsável, mas não vamos fazer acusações sem termos dados concretos para sustentá-la", disse. Dutra reforçou que não houve pedido de montagem de nenhum documento que pudesse incriminar integrantes da oposição.

"Se as apurações são sigilosas, como, e por quem, essas informações foram passadas à imprensa?", questionou o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores da campanha de Dilma, que participou de entrevista coletiva ao lado de Dutra na sede do PT em Brasília.

Debates

O líder petista ainda confirmou a presença da candidata nos debates da Rede TV, Record e Rede Globo e disse que, apesar dos bons resultados, ela não vai se furtar de participar de novos encontros com seus adversários.

Dutra foi cauteloso ao comemorar a tendência de crescimento de Dilma nas pesquisas e afirmou que o discurso da oposição "se choca com a realidade".

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host