25/08/2010 - 17h45

Zé Maria reitera críticas ao governo FHC; PSDB pede direito de resposta

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • O presidenciável Zé Maria (PSTU) defendeu críticas de seu programa ao governo FHC

    O presidenciável Zé Maria (PSTU) defendeu críticas de seu programa ao governo FHC

O candidato do PSTU à Presidência da República, Zé Maria, reiterou hoje (25) as críticas que sua propaganda eleitoral fez ao governo Fernando Henrique Cardoso na última terça-feira (24). O programa reproduziu gravação de 1998 que mostra FHC chamando aposentados brasileiros de “vagabundos” e fez a campanha de José Serra pedir direito de resposta ao Tribunal Superior Eleitoral na manhã desta quarta-feira.

Para Serra, a declaração do ex-presidente foi desvirtuada e o PSTU, com o episódio, teve “a intenção de atingir eleitoralmente o PSDB". Zé Maria, por outro lado, reafirma que o governo FHC “atacou os aposentados em seu governo e não vê motivos para a Justiça Eleitoral conceder direito de resposta” aos tucanos.

Segundo o candidato socialista, Fernando Henrique chamou aposentados de “vagabundos” para justificar a reforma da previdência. “Depois disso, ele [FHC] criou o Fator Previdenciário, o que tem prejudicado milhares de trabalhadores em todo o país”.

Repetindo o que havia feito na propaganda eleitoral, Zé Maria não se focou apenas no PSDB e cutucou também o presidente Lula: “os dois mandatos de FHC significaram perdas de direitos para o conjunto dos trabalhadores em geral, e para os aposentados em particular. Infelizmente, Lula continuou a mesma política”.

Contexto

"Fiz a reforma da Previdência para que aqueles que se locupletam da Previdência não se locupletem mais, não se aposentem com menos de 50 anos, não sejam vagabundos em um país de pobres e miseráveis" foi a frase proferida por Fernando Henrique Cardoso em maio de 1998.

A coligação de Serra afirma que Zé Maria atribuiu “falsamente [a FHC] um discurso injurioso” e quer usar um minuto de programas do PSTU no rádio e na TV para dar sua versão do fato. O TSE ainda não deu parecer sobre o assunto.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host