24/08/2010 - 20h51

Na TV, Serra aprofunda ataques a Dilma; Caetano Veloso pede voto em Marina

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, usou o horário eleitoral da noite desta terça-feira (24) para aprofundar os ataques à rival, a petista Dilma Rouseff. "Esse é o José Serra, um administrador que tem mais experiência que a Dilma, mais vivência que a Dilma", afirmou a narração da peça.

"Eu não cheguei na vida pública agora, eu não preciso ficar na sombra de ninguém", disse o ex-governador de São Paulo, em referência à presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de Dilma. A propaganda também exibiu depoimentos de populares que deram voz às críticas do tucano. "A Dilma, que bagagem ela tem?", afirmou um deles.

Serra prometeu ainda "manter e ampliar" o Bolsa Família - criado pelo governo Lula - e citou a criação do seguro desemprego e obras de saneamento realizadas durante o governo FHC (1995-2002). "O Serra é um cara simples, autêntico, não tem aquele nariz empinado", disse o narrador da peça.

A estratégia é ligar a imagem do ex-governador de São Paulo às classes mais pobres, cuja preferência eleitoral, registrada em pesquisas, tem indicado voto na candidata do PT. Na semana passada, o tucano chegou a exibir o presidente Lula em seu próprio horário eleitoral gratuito.

A propaganda de Serra também voltou a vincular a candidata de Lula ao ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, além de afirmar que a petista "está se achando", como já havia sido feito na peça veiculada na tarde desta terça-feira.

Caetano Veloso

A candidata do PV, Marina Silva, dedicou seu horário eleitoral ao tema da educação, em peça que ouviu jovens críticos à situação do ensino escolar. "Não há mais nada mais triste do que ver jovens sem sonhos. E eu sei que só a educação pode mudar isso", afirmou a ex-ministra do Meio Ambiente.

A novidade, porém, foi a presença do cantor e compositor Caetano Veloso, que pediu voto em Marina. "Preste atenção no que Marina silva fala (...) Juntos, vamos levar Marina para o segundo turno", afirmou.

Assim como Marina, Dilma usou o horário eleitoral desta noite para reafirmar suas propostas para a educação, prometendo banda larga em todas as escolas públicas do país,  além de se comprometer com a criação de 6 mil creches e pré-escolas por todo o Brasil.

Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã de hoje, a ex-ministra da Casa Civil lidera a disputa ao Palácio do Planalto com 46% das intenções de voto, contra 28,1% de Serra e 8,1% de Marina.

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host