24/08/2010 - 01h32

Debate católico tem clima morno e aplauso de mulher de Serra a Plínio

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Mesmo ausente, a candidata do PT à Presidência da República Dilma Rousseff foi o nome mais comentado ao final do debate entre os presidenciáveis José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), promovido nesta segunda-feira (23) pela TV Canção Nova.

“Quem ela pensa que é? Essa mulher acha que está eleita?”, questionou o socialista. Para Plínio, a ausência da petista foi um "desrespeito com o público católico”. “Ela irá colher os frutos mais tarde”, completou.

As intervenções bem humoradas do candidato do PSOL também foram destaque. Mônica Serra, mulher do presidenciável tucano, aplaudiu Plínio, além do próprio marido, mostrando que nem os adversários resistiram ao bom humor do socialista.

O candidato José Serra, também criticou a atitude da petista. “Dilma fugiu, isso é fato”, disse o tucano. Questionado se a ausência o deixou sem alvo, Serra negou. “Só quem perde é o público, que é privado da possibilidade de comparação [entre os candidatos]”. O tucano elogiou o formato do debate - para ele, um encontro em tom de “conversa”. Comentou: “Ninguém saiu ferido”.

Já a candidata do PV, Marina Silva, considerou a ausência de Dilma um “desrespeito”. “Procurei ser respeitosa com a ausência dela, mas ela não foi respeitosa com a nossa presença. Fico triste porque a justificativa que eu soube era uma, e agora sabemos que foi uma escolha. Antes a justificativa tivesse sido verdadeira”, disse a senadora em referência aos comentários de Plínio sobre Dilma.

Nos bastidores, clima morno

Diferentemente do primeiro debate entre os presidenciáveis na TV, promovido pela Bandeirantes, o encontro entre Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio foi marcado por poucos embates, na frente e atrás das câmeras, e poucas presenças.

Num clima mais amistoso do que de rivalidade, até as equipes e assessores dos candidatos - geralmente separados - dividiram as mesmas fileiras no estúdio.

Os três candidatos chegaram acompanhados de assessores. Geraldo Alckmin, candidato do PSDB ao governo de São Paulo reforçou o time de Serra numa plateia repleta de religiosos. Alckmin chegou minutos antes do início do debate e saiu no intervalo do segundo bloco sem falar com a imprensa.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host