21/08/2010 - 13h35

Dilma ataca Serra por uso de imagem de Lula na TV

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Mauá (SP)
  • Dilma Rousseff participa de comício na cidade de Mauá com o presidente Lula

    Dilma Rousseff participa de comício na cidade de Mauá com o presidente Lula

Na segunda etapa de seu esforço concentrado no Estado de São Paulo, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, atacou seu rival José Serra (PSDB) por também ter utilizado imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa eleitoral obrigatório. A petista afirmou que a atitude é “muito estranha” e demonstra “elitismo” do tucano, mas previu que seus aliados vão minimizar o efeito da manobra.

Em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, Dilma também disse que não haverá clima de “já ganhou” nem de “salto alto” após a divulgação de pesquisa Datafolha que a coloca com chances de vencer a eleição já no primeiro turno. Ela previu mais 40 dias de campanha dura, enquanto seus colegas de palanque, ao contrário do recomendado pela presidenciável, exaltavam otimismo para vencer a disputa sem uma segunda rodada.

Antes do comício, a jornalistas, a petista criticou a estratégia de Serra, que tenta separar a ex-ministra-chefe da Casa Civil da popularidade do presidente. Na última quinta-feira (19), em seu programa de TV noturno, o tucano iniciou com imagens ao lado de Lula. Fez referência “a dois homens de história” e à “vivência que a Dilma não tem”. O instituto Datafolha o aponta com 30% das intenções de voto – 17 pontos percentuais atrás da líder.

“Eu acho uma coisa muito estranha que o governo seja criticado por ele de tarde e de noite haja esse processo", disse Dilma. “Tem por trás disso uma subestimação da população, de ela não perceber. Tem uma visão extremamente elitista”. No comício, voltou a se referir ao assunto de forma indireta, como fez na noite de sexta-feira (20), em Osasco – primeira etapa da viagem. “O povo não é bobo: sabe quem estava ao lado do presidente Lula”.

O movimento de Serra foi criticado inclusive por aliados do tucano como os presidentes do DEM, Rodrigo Maia, e do PTB, Roberto Jefferson. Nos bastidores, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também reprovou a iniciativa. Reportagem da Folha de S.Paulo indiciou neste sábado que o tucano ainda deve manter o tom nas próximas duas semanas para tentar reverter a desvantagem em relação a Dilma.

Pesquisas
Depois de Dilma minimizar o resultado das sondagens, Lula utilizou os números para ironizar os adversários. “Estou entregando uma coisa que para mim é sagrada: um governo com 4% de ruim e péssimo nas pesquisas. Deve ser lá do comitê dos nossos adversários”, disse no ato em Mauá – uma cidade onde venceu todas as eleições que disputou, desde a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes em 1982, sua primeira.

Apesar de comemorar os dados do Datafolha que colocam Dilma à frente, o presidente fez uma ressalva. . “Ainda temos um resquício de preconceito de que mulher é sexo frágil. Precisamos mudar isto”. O instituto aponta que a petista venceria o tucano por 52% a 30% entre os homens, e 43% a 31% entre as mulheres.

Sem o tom crítico aos aliados que teve em Osasco, Lula preferiu exaltar Dilma e o candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante. Sobre a ex-auxiliar no Palácio do Planalto, usou uma metáfora forte para reafirmar o apoio. “Eu digo para ela todo santo dia: se eu não tivesse a Marisa e tivesse filhos eu não tinha dúvida de entregar na mão dessa companheira”, afirmou o presidente.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host