20/08/2010 - 16h31

TREs de todo o país realizam simulado das eleições neste sábado

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país realizarão neste sábado (21) eleições simuladas para testar a tecnologia que será empregada no pleito de outubro. O objetivo da iniciativa é fazer um ensaio com todas as etapas que envolvem a eleição - como o cadastramento das pessoas, o ato de votar e a totalização dos resultados - e garantir que o processo está livre de falhas.

As simulações serão feitas nas sedes dos tribunais, nos cartórios e nas zonas eleitorais. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Giuseppe Janino, tais testes têm grande importância para a Justiça Eleitoral e para a população. “Conseguiremos exercitar a realidade das eleições, respeitando as peculiaridades de cada localidade”, diz ele.

Biometria

O simulado testará também urnas eletrônicas com leitor biométrico (que possibilita a votação pela leitura das impressões digitais). No pleito de outubro, o aparelho será utilizado em 60 municípios de 23 Estados brasileiros, e o teste deste sábado irá treinar as pessoas que se cadastraram para votar com a ajuda da biometria.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host