20/08/2010 - 18h16

Serra defende mudanças no sistema de infraestrutura e saneamento

Karine Melo e Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Manaus e Brasília

O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), defendeu hoje (20) mudanças no sistema de repasse de recursos para as áreas de infraestrutura e de saneamento em todo o país. O candidato sugeriu retirar os impostos cobrados das empresas estaduais de saneamento como estímulo para aumentar os investimentos no setor. Na prática, o objetivo é investir a fundo perdido para a camada mais pobre da população.

“As empresas poderiam investir a fundo perdido para a camada da população com mais necessidade”, disse Serra. “O imposto sobre o saneamento que é o PIS/Cofins [Programa da Integração Social (PIS)/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)] foi mais do que duplicado a troco de nada”, disse.

Para o candidato, a falta de investimentos em infraestrutura e saneamento é responsável por um “grande déficit social” existente hoje no Brasil. Segundo ele, as consequências são incalculáveis. “Esse é um grande déficit na área social porque implica menos vida, pois temos menos saúde, pior meio ambiente e piores condições de vida humana em geral”, afirmou.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) divulgou hoje os resultados de um estudo sobre o acesso da população à rede de esgoto. Pelos dados, entre 2003 e 2008, mais da metade dos municípios brasileiros sofreram alagamentos ou inundações. Apenas em 2008, 56% das residências brasileiras não tinham ligação com rede de esgoto.

O assunto foi tema de parte do discurso de Serra hoje em Manaus, onde fez campanha. O candidato almoçou com representantes do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Amazonas, no Hotel Tropical. Os empresários representam 650 companhias, de vários setores, que geram aproximadamente R$ 100 milhões por ano para o estado do Amazonas.

Depois do almoço, Serra planejou uma caminhada na companhia de políticos locais e uma visita ao Distrito Industrial de Manaus. No Amazonas, a coligação de Serra apoia a candidatura de Hissa Abraão (PPS) para o governo do estado. O senador Arthur Virgílio Netto (AM), líder do PSDB no Senado, e o presidente do Democratas no Amazonas, Pauderney Avelino, acompanharam o candidato na passagem por Manaus.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host