19/08/2010 - 11h34

Após exames, Dilma diz que está "muito bem, obrigada"

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília
  • Nesta quinta-feira (19) Dilma Rousseff garantiu estar com boa saúde

    Nesta quinta-feira (19) Dilma Rousseff garantiu estar com boa saúde

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira (19) que "está muito bem, obrigada", em referência à sua saúde. Na noite de ontem, a petista fez exames de imagem no Sírio-Libanês, em São Paulo. Em nota, o hospital informou que o estado de saúde dela é "considerado excelente".

Em 2009, Dilma teve diagnosticado um linfoma (câncer no sistema linfático). Após um tratamento com quimioterapia, a então ministra-chefe da Casa Civil foi dada como curada.

Hoje, Dilma se encontrou em Brasília com o arcebispo primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, e com representantes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo a candidata, a principal reivindicação dos católicos foi a universalização do fornecimento de água no Brasil.

Quanto a isto, a petista lembrou da transposição do rio São Francisco, que, de acordo com ela, levaria água a 2 milhões de pessoas no semi-árido nordestino. Dilma afirmou que alguns representantes da CNBB se mostraram contrários ao projeto, fato que ela considera "normal em uma democracia".

Questões polêmicas que a CNBB é radicalmente contra, como a descriminalização do aborto e a união civil de homossexuais, não foram tratadas no encontro.

Dilma voltou a criticar a postura da Caixa Econômica Federal em relação à forma como divulgou os dados das casas entregues à população de baia renda, beneficiadas pelo Programa "Minha Casa, minha Vida".

A meta do programa, entre construção e financiamentos, é de entregar um milhão de moradias no país. De acordo a Caixa, em agosto, o número de contratações deve ultrapassr 600 mil. No entanto, apenas 3,5 mil dos 400 mil imóveis foram entregues às famílias com renda de até três salários mínimos.

"Não são muitas entregas nem poderia. Seria um milagre. E não tem milagre que faça isso em menos de um ano. A Caixa deu um show ao contratar 590 mil [casas]. Tem falha. Óbvio que tem.(...) A Caixa não devia ficar com vergonha de dizer que entregou menos casas. Não poderia ser dferente. Não é enganosa, é uma vitoria deste pais ter uma programa habitacional", disse a petista.

Segundo a candidata, o projeto previa a construção das casas no período de 33 meses.

A presidenciável disse ainda que se sente "em débito" com a Igreja Católica. "Durante a ditadura, eles ajudaram muita gente", afirmou Dilma. À tarde, a candidata do PT cumpre agenda no Rio de Janeiro, onde participa do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, no Windsor Barra Hotel. O candidato do PSDB, José Serra, também participa do evento.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host