18/08/2010 - 13h19

Serra diz que ninguém foi punido em caso de dossiês

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra

    O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra


O candidato presidencial José Serra (PSDB) afirmou nesta quarta-feira (18) que não houve punições no caso de suposto "dossiê" elaborado pelo bloco aliado do Partido dos Trabalhadores.

No último bloco do debate Folha/UOL, o jornalista Josias de Souza questionou o histórico de alianças do PT e do PSDB. Em resposta, Serra disse que "em política, nem todos são iguais".

"Os erros acontecem com todos. Mas tem uma diferença: a maneira como são tratados aqueles que cometem esses erros", acrescentou. "Todos que estão me apoiando sabem que eu não vou fazer troca-troca de cargos, e não passo a mão na cabeça daqueles que cometeram barbaridades."

"Por exemplo, o dossiê que o Lula chamou dos 'aloprados', contra mim, que envolveu R$ 1,7 milhão de reais. Até hoje não se sabe de quem eram. Não foi ninguém punido, nem dentro do PT", afirmou o candidato tucano, sobre caso ocorrido em 2006.

"A receita-espionagem feita sobre Eduardo Jorge, o vice-presidente do PSDB", continuou Serra. "Sabe-se de alguma expulsão? Nada."

No dia 12 de junho, a Folha de S.Paulo revelou que dados fiscais sigilosos de Jorge constavam em um dossiê elaborado pelo chamado "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma. Os indícios eram de que o vazamento ocorrera no âmbito da Receita Federal.

A pedido do PSDB, a Polícia Federal e o Ministério Público abriram um procedimento administrativo criminal para investigar a suposta quebra ilegal do sigilo fiscal.

A Receita já admitiu que dados de Jorge referentes às suas declarações de Imposto de Renda foram acessados cinco ou seis vezes.

Debate

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.

A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host