18/08/2010 - 07h00

Para debate na web, especialistas esperam discurso mais agressivo de Serra e Marina contra Dilma

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Os presidenciáveis Dilma, Marina e Serra

    Os presidenciáveis Dilma, Marina e Serra

Nesta quarta-feira (18), os três candidatos à Presidência mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate online promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e UOL. Para especialistas ouvidos pelo UOL Eleições, a expectativa é de um debate mais agressivo e com um tom mais crítico.

Será o segundo encontro entre os presidenciáveis. No dia 5 de agosto, eles participaram do debate na TV Bandeirantes, ao lado do candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio.

“O debate de hoje acontece em um momento diferente da campanha, com os institutos de pesquisas mostrando um alinhamento entre os resultados, a campanha na TV, ou seja, terá uma repercussão maior e por isso deve ser mais agitado, diferente do primeiro”, diz o cientista político e professor do Insper Carlos Melo.

O encontro acontece após a divulgação de três pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada em na sexta-feira (13), Dilma tem 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina. Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (16) mostrou a petista com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% da verde.

Nesta terça-feira (17), pesquisa Vox Populi aumentou para 16 pontos a vantagem de Dilma. A candidata do PT aparece com 45% das intenções de voto. Serra tem 29% e Marina 8%.

“A tendência é que Serra e Marina adotem uma postura mais crítica e agressiva com relação a Dilma. Já a figura do presidente Lula deve ser preservada por todos”, diz Melo.

Claudio Couto, cientista político e professor da FGV-SP, também acredita que o tucano e a verde vão elevar o tom contra Dilma. “Essa é a tendência em situações como essa, os candidatos que estão atrás ataca mais o líder”, diz.

Marina precisará de mais energia

Para Melo, a candidata verde “vai precisar abandonar a postura olímpica, de politicamente correta, que todos gostam, mas poucos apoiam. Ela vai precisar de mais energia”.

Couto acha difícil que Marina assuma uma postura mais agressiva. “Ela pode ter chance de se destacar nesse debate fugindo da polarização, da disputa entre os dois [Serra e Dilma]. É difícil imaginá-la assumindo uma postura mais agressiva, que não é a cara dela. Ela pode até perder mais votos do que ganhar com isso”, diz o professor.

Serra e Dilma

Com relação aos dois principais candidatos, Melo sugere mudanças no discurso do tucano e acredita que a petista está mais bem preparada para este segundo debate. “O Serra terá que falar mais claramente de como seria o futuro com ele no governo, mostrar que seria diferente. O discurso da falta de experiência da Dilma parece pouco”, comenta o professor.

Claudio Couto concorda. “Chamar de inexperiência uma mulher que foi secretária de Estado no Rio Grande do Sul, ministra de duas pastas, que tem uma vida política ativa, é pouco plausível”, diz.

Na opinião dele, Dilma deve se apresentar com mais cautela neste segundo debate. “Provavelmente não adotará uma postura só defensiva, apesar de saber que será o alvo principal, mas ela deve vir com mais cautela, sem entrar no jogo do adversário”.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host