18/08/2010 - 11h38

O Enem foi desmoralizado, diz Serra

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • No segundo bloco, o tucano José Serra criticou o PT e o Enem

    No segundo bloco, o tucano José Serra criticou o PT e o Enem


O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, disse nesta quarta-feira (18) que o governo federal "desmoralizou" o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com o vazamento de dados de estudantes e da prova do ano passado.

Em resposta a Serra, a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, acusou a gráfica responsável pela impressão do Enem pelo vazamento da prova.

Sobre o vazamento dos dados, Dilma afirmou "que qualquer sistema do mundo é passível de ser vazado".

A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira durante debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.

"Sobre o Enem, houve sim o vazamento e o responsável é o Ministério da Educação. Vocês quebraram um sigilo bancário de um vice-presidente do PSDB", afirmou Serra em sua réplica.

Serra se referia ao vazamento de dados bancário do ex-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. No dia 12 de junho, a Folha de S.Paulo revelou que dados fiscais sigilosos de Jorge constavam em um dossiê elaborado pelo chamado "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma. Os indícios eram de que o vazamento ocorrera no âmbito da Receita Federal.

A pedido do PSDB, a Polícia Federal e o Ministério Público abriram um procedimento administrativo criminal para investigar a suposta quebra ilegal do sigilo fiscal.

A Receita já admitiu que dados de Jorge referentes às suas declarações de Imposto de Renda foram acessados cinco ou seis vezes.

Dilma não comentou o tema envolvendo o tucano. "A respeito do Enem, é uma prova extremamente correta, e vazamento, a gente descobre. A gente tem que ter cuidado para a calúnia não recaiam sobre aqueles que caluniam e não provam", afirmou.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.

A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host