18/08/2010 - 11h44

No 2º bloco, Marina diz que debate está um "quase pugilato"; Enem foi desmoralizado, afirma Serra

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Marina Silva, candidata do PV, criticou a troca de acusações entre os adversários Dilma e Serra

    Marina Silva, candidata do PV, criticou a troca de acusações entre os adversários Dilma e Serra


No segundo bloco do debate online Folha/UOL entre os três principais candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) voltaram a trocar acusações. Ao formular uma de suas perguntas, a candidata Marina Silva (PV) aproveitou para afirmar que o debate começou a ensaiar um “quase pugilato”.

Em pergunta a Dilma, Serra criticou as recentes polêmicas do Ministério da Educação (MEC) sobre o vazamento das provas do Enem no ano passado e a divulgação de dados sigilosos de estudantes neste ano. “O Enem foi desmoralizado no Brasil”, completou Serra.

Dilma respondeu que a gráfica foi a responsável pelo vazamento, apesar de ser uma empresa respeitável, e que a investigação está sendo feita. A petista afirmou ainda que nem mesmo o EUA conseguiu evitar o vazamento de documentos sobre o Afeganistão.

“Houve sim vazamento, e o responsável é o Ministério da Educação”, rebate Serra, que lembrou ainda que o sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, foi quebrado pela Receita Federal. A pedido do PSDB, a Polícia Federal e o Ministério Público abriram um procedimento administrativo criminal para investigar a suposta quebra ilegal do sigilo fiscal. A Receita já admitiu que seus dados de Jorge foram acessados cinco ou seis vezes.


“Vazamento a gente descobre. Nós processamos todos os que falaram que nós vazamos qualquer coisa. Quem acusa, tem que provar”, respondeu Dilma, sem comentar o tema envolvendo o tucano.

Programa habitacional
Serra voltou a bater no governo de Luiz Inácio Lula da Silva ao criticar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Quase nada de casas foram entregues”, disse o tucano, exaltando números do governo de São Paulo.

Já Marina Silva afirmou que programas como Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida não podem ser tratados como se fossem “de um governo ou de um partido”.

Dilma, na réplica, citou o Minha Casa, Minha Vida 2, que pretende construir 2 milhões de casas. Segundo a petista, a construção das residências na segunda etapa do programa se dará de maneira “ambientalmente muito correta”, com o uso de aquecimento solar de chuveiros.

Favela cenográfica
Ao fazer uma pergunta a Serra, Marina criticou a exibição de uma favela cenográfica em sua propaganda eleitoral transmitida ontem (17). “Eu não entendi, já que no seu programa de governo ontem teve uma favela virtual, quando eu visitei uma favela muito real ontem”, disse Marina ao citar que visitou uma comunidade em São Paulo, próxima à Diadema, “sem nenhum equipamento público, com 10 mil moradores abandonados pelas autoridades, com casas com infiltração, sem tratamento de esgoto”.

Sem dizer uma palavra sobre o questionamento, o tucano ressaltou os exemplos de duas comunidades em São Paulo em relação a saneamento básico. “Fizemos isso em Heliópolis e Paraisópolis. Tem até metrô em Heliópolis (...) Isso dá condições de uma vida urbana decente para as pessoas'', afirmou.

Na tréplica, Serra disse que ''há, sim, problemas em todos os cantos, mas é importante ver o que está sendo feito''.

Debate
O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira (18) o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL. O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha e do UOL, é o mediador do debate.

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva. A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host