18/08/2010 - 21h17

Na TV, Geraldo Alckmin cita Serra uma vez e Mercadante cola trajetória à de Lula

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

No primeiro dia do horário eleitoral dedicado aos candidatos a governador e deputado estadual na TV, os candidatos ao governo de São Paulo, Aloízio Mercadante (PT) e Celso Russomano (PP) criticaram a atual administração tucana, enquanto Geraldo Alckmin, candidato do PSDB, falou das suas realizações nos seus quatro anos de mandato.Serra foi citado apenas uma vez no programa do tucano.

Veja o 2º dia do horário eleitoral gratuito

Com o maior tempo entre os candidatos, Geraldo Alckmin aproveitou para relembrar sua trajetória política, desde quando foi prefeito de Pindamonhangaba, contando com depoimentos de vários moradores da cidade, até assumir o governo do Estado. Além disso, usou a imagem de Mário Covas, a quem chamou de "mestre'', e destacou sua experiência como administrador.

Na TV, o tucano citou apenas uma vez o nome do candidato à Presidência do PSDB, José Serra, ao listar os programas que realizou em São Paulo, como o Bom Prato, Dose Certa, Rodoanel (apresentada como a maior obra viária do país, mas que ainda não foi concluída), e as AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades), "que Serra implantou e Geraldo vai ampliar", disse o narrador do programa.

O petista Aloizio Mercadante abriu seu programa no horário eleitoral citando o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, única figura a participar do programa do senador.

Com falas intercaladas de ambos, Mercadante colando sua trajetória política e atuação no Senado como líder do governo às realizações da gestão Lula como os programas sociais Bolsa Família, ProUni, Luz Para Todos e o Minha Casa Minha Vida.

Em um de seus depoimentos, Lula diz que fez um pedido pessoal a Mercadante para que ele fosse candidato ao governo do Estado e pediu que os eleitores depositassem "a mesma confiança" que depositaram nele, em Mercadante. O senador também criticou a gestão tucana em São Paulo, com relação ao atraso nas obras do metrô e o aumento dos pedágios.

No programa exibido à noite, Celso Russomano destacou sua experiência como deputado e suas realizações "defendendo a população dos fornecedores". Segundo o candidato, se eleito, "ele não será o governador do gabinete, e sim o governador das ruas". Russomano também criticou as poucas realizações nas áreas de saúde e educação por parte da administração tucana.

Fábio Feldman, do PV, contou com o pedido de voto de Marina Silva, candidata do partido à Presidência.

Assim como a presidenciável, Feldman dedicou seu programa ao tema sustentabilidade, batendo na tecla de que "o crescimento desordenado de São Paulo é um caminho desastroso".

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host