18/08/2010 - 15h21

Educação é tema mais citado entre presidenciáveis no debate e segurança é ignorado

Cintia Baio
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os temas mais citados pelos presidenciáveis

  • Fonte: Many Eyes

 

O tema "Educação" foi o mais discutido pelos três candidatos à Presidência da República —Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV)— durante o primeiro debate realizado exclusivamente para a internet, promovido pela Folha e pelo UOL.

O candidato tucano foi quem mais insistiu na temática, se referindo à educação em seis momentos diferentes, ora questionando as medidas adotadas pelo PT na área, ora exaltando as conquistas de seu partido, o PSDB.

Ataques ao posicionamento político do candidato e às formas de composição de alianças entre os partidos foram assuntos que ganharam o segundo lugar entre os temas mais discutidos durante o evento. José Serra e Dilma Rousseff trocaram farpas entre si em 10 momentos diferentes. Serra foi o candidato que mais criticou as ideias da adversária petista, usando frases do tipo: "Dilma, você fica tão ligada para trás, o espelho retrovisor é tão grande, às vezes maior que o para-brisas, que não vê o que seu governo fez".

Embora tenha surpreendido em alguns momentos por fazer críticas mais duras aos seus adversários, Marina Silva mostrou-se incomodada com a quantidade de acusações trocadas entre os candidatos do PT e PSDB. "Fiquei um pouco preocupada. Começa-se um ensaio aqui de quase um pugilato. Acho que temos de ir aos fatos que interessam ao Brasil.", disse.

A candidata concentrou sua fala, em boa parte do tempo, na realização da reforma política, citando o assunto em cinco momentos diferentes. Marina questionou, inclusive, seus dois adversários sobre a medida. Meio ambiente, assunto em destaque nas falas da candidata do PV ao longo de suas campanhas, foi citado em apenas um momento.

Programas para inclusão social e expansão da banda larga no Brasil ganharam atenção a partir de perguntas da petista Dilma para Marina sobre sua posição em relação aos programas do Governo Lula em ambas as áreas.

Temas sem destaque

Saúde e transporte foram dois temas pouco abordados pelos presidenciáveis durante as duas horas de duração do evento. A candidata petista comentou sobre o assunto durante sua resposta ao gerente geral de notícias do UOL, Rodrigo Flores, ao ser questionada sobre sua saúde. Marina Silva falou sobre saúde em suas considerações finais. O tema "segurança" não foi discutido entre os candidatos.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host