18/08/2010 - 12h58

Dilma lembra apagão e diz que luz "não podia ser acendida nem nos aeroportos"

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lembrou nesta quarta-feira (18), durante o debate Folha/UOL, o apagão na época do governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo ela ?que respondeu a uma pergunta de internauta sobre segurança aérea? ?a luz não podia ser acendida nem nos aeroportos?.

?Nós podemos acender a luz hoje. No passado, houve racionamento de oito meses no Brasil. A luz não podia ser acendida nem nos aeroportos. Tinha que se usar sistemas especiais nos aeroportos, durante o período que vai de 2001 a 2002?, disse.

Ela disse que ?não está satisfeita? com os atuais investimentos em aeroportos. ?Eu acho que a Anac tem todos o instrumentos legais e operacionais para fazer a fiscalização. Deve, inclusive, multar empresa que deixa passageiros esperando?, afirmou. Dilma disse que o capital da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) deve ser aberto para elevar os investimentos na área.

A candidata também afirmou que o choque do avião da Gol com um jatinho em 2007, que matou 154 pessoas, aconteceu por falha dos pilotos ??não por falta de fiscalização?.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos, Dilma, José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.

A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host