16/08/2010 - 00h33

Debates Folha-UOL começam nesta terça em SP; eventos serão transmitidos também em redes sociais

Da Redação

A Folha e o UOL, o maior jornal e o maior portal de notícias do país, promovem nesta semana dois debates eleitorais inéditos, ambos transmitidos em áudio e vídeo, ao vivo, pela internet, nos dias 17 e 18 de agosto.

O primeiro debate, dia 17, terá a participação dos candidatos mais bem colocados na disputa pelo governo do Estado de São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP).

No dia seguinte, os veículos promovem o primeiro debate online entre candidatos a presidente no Brasil. O evento contará com a participação dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Confira as regras do debate com os candidatos ao governo de SP

 

Os dois eventos serão realizados no Tuca (teatro da PUC-SP), em São Paulo, às 10h30 da manhã, com mediação de Fernando Rodrigues, colunista da Folha e do UOL.

Confira as regras do debate com os candidatos à Presidência da República

Os dois debates terão o mesmo regulamento, acertado com as campanhas dos candidatos à Presidência e ao governo do Estado de São Paulo. Cada evento será dividido em seis blocos de 20 minutos cada, sendo três blocos de perguntas entre os próprios candidatos, dois blocos com perguntas dos internautas e dos leitores, e um bloco com perguntas de jornalistas.

Como haverá só três candidatos em cada evento, o embate direto entre eles será bem maior do que nos debates na TV (nos quais há pelo menos quatro candidatos).

Por conta da lei eleitoral, que impõe restrições a debates em TV e rádio, a transmissão ao vivo não será feita por esses veículos, que terão acesso às imagens para cobertura jornalística.

Internautas perguntam
Nos debates Folha/UOL, os internautas perguntarão diretamente para os candidatos. As questões estão sendo coletadas há mais de um mês em páginas desenvolvidas especialmente para o evento. Até o início do debate, os interessados podem enviar suas perguntas em vídeo. Qualquer internauta, assinante ou não, pode participar. O UOL pede apenas que a pessoa se identifique e que grave seu vídeo em até 20 segundos. Para enviar sua pergunta para os candidatos a presidente, clique aqui. Para perguntar aos candidatos ao governo de São Paulo, clique aqui.

Debate além do UOL
Até o momento, o debate presidencial Folha/UOL já conta com a participação de outros 44 veículos, que vão transmiti-lo ao vivo pela internet.

Para os veículos interessados na retransmissão, o UOL disponibilizará, sem custo, um sinal via satélite com imagem e som de alta qualidade. O sinal poderá ser sintonizado por conjunto de antena parabólica e receptor digital. Este sinal estará codificado. Apenas os portais credenciados receberão sua senha e estarão autorizados a captar o sinal para transmissão, exclusivamente por meio da internet.

Sites cadastrados que preferirem poderão aplicar em suas páginas players de transmissão desenvolvidos pelo portal.

Informações sobre credenciamento para transmitir o evento e detalhes técnicos para captação do sinal de satélite devem ser solicitadas pelo e-mail imprensa@uol.com.br.

A decisão reforça o compromisso assumido pelas duas empresas de promover evento livre e democrático.

Redes sociais e aparelhos móveis
Além do UOL e da Folha.com, os internautas poderão acompanhar os dois eventos em suas redes sociais favoritas. As imagens em vídeo dos eventos estarão disponíveis no Twitter, no Facebook ou em salas de bate-papo UOL criadas especialmente para a ocasião. Dessa maneira, o internauta poderá interagir com outros usuários, dividir opiniões com amigos e recomendar o debate para outras pessoas.

No Twitter, por exemplo, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo perfil do UOL Eleições (@UOLEleicoes). Além de acompanhar os tweets postados pela redação sobre os bastidores, o internauta poderá assistir aos debates em vídeo, via Twitcam. Para acompanhar a repercussão dos debates no microblog e fazer comentários sobre o desempenho dos candidatos, o UOL sugere o uso da hashtag #debatefolhauol.

Usuários de iPhone e iPad também poderão ver o debate em seus dispositivos móveis. As imagens e o "minuto a minuto" estarão disponíveis em tecnologia que dispensa o uso do flash -- tipo de arquivo normalmente usado para transmissões em vídeo na internet e que não pode ser reproduzido por esses aparelhos.

Sem nanicos
A legislação eleitoral impõe restrições à realização de debates em emissoras de rádio e de TV. É necessário convidar todos os candidatos cujos partidos tenham eleito deputados em 2006 e continuem com representação no Congresso. Há sete concorrentes a presidente neste ano nessa situação, sendo que dois terços (cinco) precisam aceitar as regras propostas para o encontro.

No caso da internet, a liberdade é plena. Não existem restrições. Dessa forma, o debate Folha/UOL entre presidenciáveis deve ser o primeiro —e talvez o único— no primeiro turno que contará apenas com os três candidatos principais —sem necessidade de convidar os postulantes com taxas muito pequenas nas pesquisas de intenção de voto.

Nos quatro debates eleitorais já anunciados por emissoras de TV (Bandeirantes, Rede TV!/Folha, Record e Globo), o número de candidatos presentes deve ser maior do que três, tornando o confronto de propostas mais difícil.

As negociações da Folha e do UOL com os três candidatos para chegar a um acordo sobre data e formato do debate se arrastaram por quase seis meses.

Consulta ao TSE
Apesar de a lei ser clara, parte dos candidatos mostrou incerteza sobre realizar o encontro sem respeitar as regras impostas à TV e ao rádio.

Como meios de comunicação não podem formular perguntas diretamente ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral, a Folha e o UOL fizeram então um pedido de esclarecimento por meio de uma consulta formal apresentada pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). O TSE dirimiu todas as dúvidas no dia 16 passado, liberando a web para realizar debates eleitorais.

Durante as negociações para preparação do debate Folha/UOL, chegaram a ser propostas datas em abril, maio, junho e julho. Serra e Marina acabaram aceitando a data de 19 de julho, mas Dilma preferiu o encontro apenas em agosto.
Íntegra da sabatina Folha/UOL com Marina

"A confirmação da presença da candidata Dilma Rousseff nesse evento da Folha e o UOL mostra nossa disposição de debater programas para o Brasil seguir mudando", diz o coordenador de comunicação da campanha presidencial petista, o deputado estadual Rui Falcão (SP).

"O candidato José Serra participará do debate da Folha e do UOL na internet porque está disposto a confrontar ideias e propostas. Só lamentamos que a candidata do PT tenha preferido fazer esse debate apenas em agosto e a Folha tenha concordado com isso", informou a equipe de campanha do tucano.

Para João Paulo Capobianco, coordenador da campanha de Marina Silva, "o debate entre os candidatos na Folha e no UOL é fundamental para promover um amplo diálogo com a sociedade".

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host