14/08/2010 - 07h00

Eleitor tem até amanhã para registrar voto em trânsito

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O eleitor que pretende votar fora de seu domicílio eleitoral tem até amanhã (15/08) para se registrar junto a Justiça Eleitoral e informar em que capital estarão no dia do pleito.

Quem fizer o cadastro dentro do prazo, poderá votar para presidente da República em seções especiais instaladas nas capitais dos estados e não será preciso justificar a ausência do voto para os demais cargos em disputa.

No entanto, o eleitor precisa saber com antecedência que vai estar fora do seu domicílio eleitoral no dia da votação (tanto no primeiro quanto no segundo turno) para solicitar o voto em trânsito.

Para se cadastrar, é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral, apresentar título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital vai estar no dia da votação. Vale lembrar que só serão aceitos pedidos de eleitores que estejam em dia com suas obrigações eleitorais.

Confirmada a habilitação e definido a seção especial para o voto em trânsito, o eleitor não poderá votar em nenhuma outra seção, nem mesmo no seu domicílio eleitoral de origem.

No entanto, dentro desse mesmo prazo (até 15/08), é possível cancelar o pedido para habilitação do voto em trânsito, ou mesmo alterar a informação sobre em qual capital pretende votar.

Local de votação

A partir de 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar, na página do TSE, onde estará instalada a seção em trânsito em que deve votar.

Caso não possa comparecer à seção especial no dia do pleito para o voto em trânsito, o eleitor deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem —menos na capital onde indicou que pretendia votar.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host