13/08/2010 - 07h00

Prazo para registro de voto em trânsito termina no próximo domingo

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Termina no próximo domingo (15/08) o prazo para os eleitores que pretendem votar em trânsito —ou seja, fora de seu domicílio eleitoral— se registrarem junto a Justiça, informando em que capital estarão no dia do pleito.

Quem fizer o cadastro dentro do prazo, poderá votar para presidente da República em seções especiais instaladas nas capitais dos estados e não será preciso justificar a ausência do voto para os demais cargos em disputa.

No entanto, o eleitor precisa saber com antecedência se vai estar fora do seu domicílio eleitoral no dia da votação (tanto no primeiro quanto no segundo turno) para solicitar o voto em trânsito.

Para se cadastrar, é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral, apresentar título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital vai estar no dia da votação. Vale lembrar que só serão aceitos pedidos de eleitores que estejam em dia com suas obrigações eleitorais.

Confirmada a habilitação e definido a seção especial para o voto em trânsito, o eleitor não poderá votar em nenhuma outra seção, nem mesmo no seu domicílio eleitoral de origem.

No entanto, dentro desse mesmo prazo (até 15/08), é possível cancelar o pedido para habilitação do voto em trânsito, ou mesmo alterar a informação sobre em qual capital pretende votar.

Local de votação

A partir de 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar, na página do TSE, onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deve votar.

Caso não possa comparecer à seção especial no dia do pleito para o voto em trânsito, o eleitor deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem —menos na capital onde indicou que pretendia votar.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host