13/08/2010 - 21h03

Datafolha: Dilma lidera com 41% das intenções de voto, contra 33% de Serra

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (13) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 41% das intenções de voto, contra 33% do candidato José Serra, do PSDB. Marina Silva, do PV, teve 10%.

Juntos, os demais candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 9% do eleitorado se mostrou indeciso.  A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na última pesquisa, de feita entre 20 e 23 de julho, Serra havia registrado 37%, contra 36% de Dilma, dentro da margem de erro. É a primeira vez que a ex-ministra da Casa Civil assume a liderança nas pesquisas realizadas pelo Datafolha. 

Na simulação de segundo turno, Dilma obtém a preferência de 49% do eleitorado, ante 41% de Serra. Votos brancos e nulos chegam a 5%, mesmo percentual dos que se mostraram indecisos.

Segundo o instituto, Dilma está a três pontos de vencer a disputa no primeiro turno, caso sejam levados em conta apenas os votos válidos apurados pelo levantamento.

Aprovação

A pesquisa também apurou a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 77% dos entrevistados, sua gestão é ótima ou boa; 18% a consideram regular, 4% ruim e 1% não soube precisar.

O Datafolha realizou 10.856 entrevistas entre os dias 9 a 12 deste mês com eleitores de 16 anos ou mais em 382 cidades brasileiras. O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela Rede Globo, e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22734/2010.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host