11/08/2010 - 16h39

Dilma prevê quase duplicação do investimento federal no setor transporte

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, previu nesta quarta-feira (11) que o investimento do governo no setor de transportes pode ser, em 2011, de 5,5% a 6% do PIB (Produto Interno Bruto). Atualmente, o orçamento empregado na área é de cerca de 3,5%.

O prognóstico da petista foi feito durante discurso no IV Brasil Sobre Trilhos, organizado pela ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários). Durante o evento, ela recebeu um troféu da entidade e uma carta com reivindicações do setor que também será entregue aos demais presidenciáveis

A candidata destacou que o governo deve agir de forma múltipla no setor, o que inclui ampliação da malha ferroviária, das linhas de metrô das principais cidades do país e no VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)."Tudo isso significa que temos de olhar para as cidades brasileiras e saber que metrô é fundamental. Não vamos colocar uma coisa ou outra [se referindo ao VLT], cada um diz respeito a uma situação urbana diferente", comentou a ex-ministra da Casa Civil.

Dilma acredita que a meta é viável, desde que não comprometa o combate à inflação. Ela avalia que o investimento ajudará no crescimento da economia do país. Ela voltou a defender uma relação "virtuosa" entre o governo e investidores privados. "O desafio é concluir o que nós começamos no governo Lula", afirmou.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host