10/08/2010 - 16h38

TSE e AMB lançam Campanha Eleições Limpas

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, disse que a Lei Ficha Limpa não é uma punição aos políticos, e sim “um grande avanço na moralização dos costumes políticos”. Segundo ele, a nova lei permite que todo o eleitor conheça os antecedentes criminais dos candidato e que os partidos escolham melhor os políticos que integrarão as legendas.

Ao lado do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Mozart Valadares, Lewandowski lançou nesta terça-feira (10), em Brasília, a Campanha Eleições Limpas. De acordo com o ministro, “a campanha tem a finalidade de fortalecer a democracia" e conscientizar o eleitor para não vender seu voto, “não trocá-lo por benesses para si ou para outrem”.

“É preciso criar uma cultura de participação política”, avaliou o ministro, que espera uma participação maior dos eleitores nas eleições deste ano.

O ponto alto da campanha, que acontece desde 2008, será o Dia Nacional das Audiências Públicas. No dia 3 de setembro, cerca de 6 mil juízes eleitorais promoverão encontros com a comunidade em diversas partes do Brasil para ouvir denúncias e combater a corrupção eleitoral.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host