09/08/2010 - 23h01

UOL e Folha promovem debates para presidente e governador de SP; mande sua pergunta em vídeo

Da Redação

A Folha e o UOL, o maior jornal e o maior portal de conteúdo do Brasil, promovem na próxima semana dois debates com os líderes das pesquisas de opinião para a Presidência da República e para o governo do Estado de São Paulo. Os eventos acontecem nos dias 17 (governador) e 18 (presidente), com transmissão ao vivo pelo UOL, e com a participação inédita dos internautas.

Eleitores interessados em fazer perguntas para Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) poderão gravar seus vídeos na página do evento. A pergunta deve conter o nome completo do internauta, bem como o nome do candidato a quem ele se destina. O vídeo não deve exceder 30 segundos de duração. Dois dos cinco blocos do debate terão exclusivamente perguntas feitas pelos internautas diretamente aos candidatos.

No dia 17, os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) se encontram para o debate para governo de São Paulo. O evento segue as mesmas regras do evento presidencial, e durante dois blocos os internautas terão suas perguntas feitas aos candidatos. Mande sua pergunta aos candidatos com até 30 segundos de duração.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao encontro, todos os meios de comunicação interessados poderão compartilhar e transmitir o sinal de áudio e vídeo do debate. Portais de internet, emissoras de rádio, TVs e outros veículos terão amplo acesso para fazer a cobertura jornalística do evento.

Sem nanicos
A legislação eleitoral impõe restrições à realização de debates em emissoras de rádio e de TV. É necessário convidar todos os candidatos cujos partidos tenham eleito deputados em 2006 e continuem com representação no Congresso.

No caso da internet, a liberdade é plena. Não existem restrições. O debate Folha/UOL entre presidenciáveis, por exemplo, deve ser o primeiro —e talvez o único— no primeiro turno que contará apenas com os três candidatos principais —sem necessidade de convidar os postulantes com taxas muito pequenas nas pesquisas de intenção de voto.

Consulta ao TSE
Apesar de a lei ser clara, parte dos candidatos mostrou incerteza sobre realizar o encontro sem respeitar as regras impostas à TV e ao rádio.

Como meios de comunicação não podem formular perguntas diretamente ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral, a Folha e o UOL fizeram então um pedido de esclarecimento por meio de uma consulta formal apresentada pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). O TSE dirimiu todas as dúvidas no dia 16 passado, liberando a web para realizar debates eleitorais.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host