09/08/2010 - 18h30

Marina diz que evitará confronto com rivais

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (9), que não entrará em confronto aberto com os rivais Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Durante o debate na TV Bandeirantes, na última semana, a petista e o tucano trocaram farpas.

“Quero fazer o debate, não quero o embate. O embate não leva a lugar nenhum. Não vou fazer o jogo da ironia e da desqualificação”, disse Marina durante encontro com empresários, em São Paulo. Antes dela falaram Serra e o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio.

Em seu discurso, Marina acenou que a questão ambiental não é dissociada da econômica e que o desenvolvimento do Brasil depende da união dessas duas áreas nos próximos anos.

A ex-ministra do Meio Ambiente, que deixou o PT no ano passado para disputar o Palácio do Planalto, fez ainda críticas indiretas a seu mentor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. “[Há anos] Quem ganha pensa que governa sozinho, mas é refém do fisiologismo”.

A candidata do PV se esforçou para lembrar a campanha vitoriosa do presidente Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, ao falar sobre seu sistema de arrecadação pela internet. “Normalmente, são poucos contribuindo com muito. Eu quero que sejam muitos contribuindo com pouco”.

Questionada sobre se informará ainda durante a campanha quais são os seus doadores, Marina tergiversou: “Entregamos todas as informações exigidas pela legislação eleitoral”.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host